MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Petrobras muda política, e reajuste do gás de cozinha será trimestral

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Petrobras anunciou que passará a reajustar o valor do gás de cozinha trimestralmente, em vez de todos os meses, alterando a política de preços que vigorou entre junho e dezembro de 2017. De acordo com a estatal, a mudança vi

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.01.2018, 21:15:00 Editado em 18.01.2018, 21:15:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Petrobras anunciou que passará a reajustar o valor do gás de cozinha trimestralmente, em vez de todos os meses, alterando a política de preços que vigorou entre junho e dezembro de 2017.

continua após publicidade

De acordo com a estatal, a mudança visa "suavizar os repasses da volatilidade dos preços ocorridos no mercado internacional para o preço doméstico". Pedro Parente, presidente da companhia, disse que a decisão é "puramente empresarial".

Segundo a política em vigor até então, a estatal reajustava os valores de acordo com as cotações do butano e do propano (usados para fazer o gás de cozinha) no Leste Europeu, além de uma margem de lucro para a estatal.

continua após publicidade

Isso provocou uma disparada no preço do produto, que subiu, no ano passado, 67,8% nas refinarias para envase em botijões de 13 quilos, usado em residências. O gás para botijões chegou a ficar congelado por 13 anos, como estratégia dos governos petistas para segurar a inflação.

Para o consumidor final, o gás ficou 16% mais caro em 2017, segundo o IBGE, e foi um dos vilões do orçamento dos brasileiros no ano.

Aumento maior do que esse só em 2002 (34%, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo). Naquele ano, assim com em 2017, a Petrobras inaugurou uma política de acompanhamento mais próximo das cotações internacionais dos combustíveis.

continua após publicidade

Segundo pesquisa Datafolha, duas em cada três pessoas com mais de 16 anos (67%) avaliam que o gás de cozinha compromete muito o orçamento familiar.

A maioria absoluta (86%) avalia que o preço subiu muito nos últimos seis meses anteriores à pesquisa, realizada no fim de novembro.

NOVO PREÇO

continua após publicidade

A partir desta sexta (19), o preço do GLP será reduzido em 5% nas refinarias, com base em novos critérios definidos pela Petrobras. "A referência continuará a ser o preço do butano e propano comercializado no mercado europeu, acrescido de margem de 5%", afirmou a estatal.

Agora, os reajustes serão feitos todo dia 5 do início de cada trimestre -o próximo, portanto, deverá ocorrer em 5 de abril. Além disso, o período de apuração das cotações e do câmbio que definirão o ajuste será a média dos doze meses anteriores ao período de vigência, e não mais a variação mensal.

Outra mudança é a necessidade de autorização do Grupo Executivo de Mercado e Preços (formado pelo presidente da Petrobras e por diretores) para reajustes acima de 10%. O grupo também pode decidir não aplicar um reajuste integralmente, caso ele seja muito elevado, e alterar a data do aumento (ou queda).

Se o reajuste não for passado integralmente, as diferenças acumuladas em um ano serão ajustadas pela Selic (a taxa básica de juros) e compensadas por meio de uma parcela fixa acrescida ou deduzida aos preços praticados no ano seguinte.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Petrobras muda política, e reajuste do gás de cozinha será trimestral"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!