MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Governo criará comissão para renegociar cessão onerosa, diz Parente

MAELI PRADO BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente da Petrobras, Pedro Parente, afirmou nesta terça-feira (16) que o governo editará em breve uma portaria compondo uma comissão para renegociar com a Petrobras a cessão onerosa para exploração de petróleo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.01.2018, 20:55:00 Editado em 16.01.2018, 20:55:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MAELI PRADO

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente da Petrobras, Pedro Parente, afirmou nesta terça-feira (16) que o governo editará em breve uma portaria compondo uma comissão para renegociar com a Petrobras a cessão onerosa para exploração de petróleo na camada pré-sal.

Segundo Parente, que deu a declaração após reunião com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, a portaria fixa um prazo de 60 dias para solução do problema.

continua após publicidade

"Fui informado, não tenho certeza porque eu não vi, que o governo está para editar uma portaria compondo a sua comissão de negociação e que nesta portaria se estabelece um prazo de 60 dias, se for menos que isso é até melhor."

Parente declarou ainda que governo e empresa querem acelerar as negociações em torno do tema. "A Petrobras está preparada para fazer essa discussão o mais cedo possível".

Em 2010, a Petrobras ganhou o direito de explorar 5 bilhões de barris de óleo sem licitação (a chamada Cessão Onerosa), e em troca o governo recebe uma parte do petróleo produzido.

continua após publicidade

Quando o acordo foi fechado, a cotação estava mais alta, e com a queda de preços a estatal avalia que tem direito a ser ressarcida.

"Houve um entendimento de que vamos acelerar o processo para terminar o mais cedo possível, com ambas as partes procurando, cada uma, entender o outro lado, e ver se chegamos a um entendimento que seja bom para os dois lados", afirmou.

TCU

continua após publicidade

Parente esteve nesta terça-feira (16) no TCU (Tribunal de Contas da União) em reunião com ministros do tribunal. O tema do encontro foi o acordo fechado pela estatal para encerrar uma ação coletiva nos EUA por perdas provocadas após a descoberta do esquema de corrupção investigado pela Lava Jato.

"A Petrobras não considera fechar acordos em outros lugares. Somos forçados a isso pelas contingências da lei americana. Somos vítima da Lava Jato, diferentemente de outras empresas que se beneficiaram."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Governo criará comissão para renegociar cessão onerosa, diz Parente"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!