Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Economia

Antes de investir, vale cortar custos das operações

.

ANNA RANGEL

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Mesmo com a perspectiva de melhora econômica, o empreendedor de pequeno e médio porte deve manter a cautela nos próximos meses para não perder dinheiro.

Antes de investir, o momento é de rever as práticas de gestão para economizar e aumentar a rentabilidade na hora de aplicar parte do caixa, seja em estoques, insumos ou na contratação de novos funcionários.

O primeiro passo é rever a estrutura de custos e garantir que não há desperdício.

"A crise foi útil para incentivar o empresário a reajustar seus gastos e continuar competitivo durante a retração", afirma Alexandre Teixeira, da área de negócios e empresas do banco Santander.

Para o economista e consultor do Sebrae Pedro João Gonçalves, o país acabou de começar a "subir a ladeira da recuperação", mas o movimento pode levar tempo.

Além de observar dados como juros e inflação, é importante avaliar a região onde o negócio está localizado e o crescimento ou retração daquele setor específico.

Até o valor do produto pode influenciar: quem produz bens ou serviços mais caros, que dependem de financiamento, pode demorar a perceber melhora nas vendas.

As eleições deste ano e a Copa do Mundo também podem influenciar o cenário.

Para Gonçalves, uma alternativa é fazer um monitoramento da economia mês a mês antes de tomar qualquer decisão de investir.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Economia

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber