MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Instituto comemora duas décadas com avanços na educação baiana

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Conseguir que uma escola no interior da Bahia reduza em 80% a evasão escolar e a repetência, em 70%. Colocar o ensino básico do terceiro município mais pobre desse Estado ocupe o segundo lugar no Ideb (Índice de Desenvolviment

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.01.2018, 23:25:00 Editado em 10.01.2018, 23:25:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Conseguir que uma escola no interior da Bahia reduza em 80% a evasão escolar e a repetência, em 70%. Colocar o ensino básico do terceiro município mais pobre desse Estado ocupe o segundo lugar no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos anos iniciais.

continua após publicidade

Essas são algumas conquistas dos 20 anos de trabalho de Cybele Amado à frente do Icep (Instituto Chapada de Educação e Pesquisa), membro da Rede Folha de S.Paulo de Empreendedores Socioambientais, que tem batalhado numa área em que os desafios são conhecidos de todos: a educação pública.

A âncora da melhoria de índices está na formação continuada de educadores, aliada à mobilização social pela educação. Além disso, há iniciativas inéditas como a "baianização" dos livros didáticos, trazendo o ensino para o contexto dos alunos.

continua após publicidade

Para Davi Saad, diretor-presidente do Instituto Natura, apoiador do instituto, o sucesso foi conquistado e se concretizou com ajuda de parceiros. "Costumava falar muito para Cybele que quando ela tinha um barquinho, era fácil, ela ficava no leme. A partir do momento que o barco cresceu, se ela sozinha ficasse mudando a direção, o navio quebraria."

E pedir ajuda nunca foi um problema para Cybele e seus aliados. "Uma grande qualidade que ajudou nessas conquistas é a humildade e a capacidade de pedir ajuda", afirmou Regina Scarpa, doutora em educação que acompanhou a fundação do Icep.

Além disso, os parceiros também apontam que a persistência da empreendedora social foi fundamental para que o patrimônio da organização fosse construído. "Ela tem uma energia, um fogo para continuar indo atrás", disse Silvia Carvalho, conselheira do instituto.

continua após publicidade

Para a própria Cybele, essa força vem de berço. "Desde que eu nasci, eu me importo com o mundo e com as pessoas. Essa força vem disso, de uma vontade imensa de mudar o mundo ou pelo menos os mundos que a gente consegue."

E ao ver o reconhecimento desses anos de trabalho, emocionada, a fundadora do Icep não encontra outra palavra para definir o que sente. "A palavra é gratidão mesmo. Eu tenho uma gratidão imensa por esse grupo, pelas pessoas, por essa história. Eu não fiz nada sozinha, não construímos um sonho sozinhos."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Instituto comemora duas décadas com avanços na educação baiana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!