MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Conselho Monetário aplica nova taxa em fundos regionais, mas dá redução

MARIANA CARNEIRO BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O CMN (Conselho Monetário Nacional) editou duas resoluções que disciplinam a adoção da TLP (taxa de longo prazo) nos financiamentos dos fundos constitucionais e nos fundos regionais de desenvolvimento. Até o a

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.01.2018, 20:55:00 Editado em 02.01.2018, 20:55:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MARIANA CARNEIRO

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O CMN (Conselho Monetário Nacional) editou duas resoluções que disciplinam a adoção da TLP (taxa de longo prazo) nos financiamentos dos fundos constitucionais e nos fundos regionais de desenvolvimento.

Até o ano passado, os fundos usavam a TJLP (taxa de juros de longo prazo) nos seus financiamentos.

continua após publicidade

Com a criação da TLP e sua adoção no crédito do BNDES, o governo decidiu estender a aplicação da nova taxa também para estes fundos.

Os juros, porém, serão mais baixos nestes fundos. A fórmula redutora levará em conta critérios como renda per capita e adimplência, no caso dos fundos constitucionais -FNO, FNE e FCO, que financiam projetos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Nos fundos de desenvolvimento da Amazônia, Nordeste e Centro-Oeste (FDA, FDNE e FDCO) a fórmula também terá redutores, porém não levará em conta a adimplência dos tomadores.

continua após publicidade

Segundo o Tesouro, a adoção da TLP, uma taxa alinhada à remuneração dos títulos do governo NTN-B, vai reduzir a discricionariedade na definição dos juros nestes fundos, o que os aproxima da prática de mercado.

A TLP incidira apenas sobre financiamentos industriais. O setor rural continua com as regras próprias de financiamento, cujas taxas seguem as praticadas no crédito rural.

Conforme noticiou a Folha em setembro, os redutores na aplicação da TLP nos fundos regionais foram uma exigência da bancada nordestina no Congresso, que exigiu custos menores de financiamento para aprovar a nova taxa do BNDES.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Conselho Monetário aplica nova taxa em fundos regionais, mas dá redução"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!