MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Economista Regis Bonelli morre aos 74 anos

ÉRICA FRAGA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um dos pesquisadores que mais contribuíram para o estudo sobre os fatores que limitam o crescimento brasileiro, o economista Regis Bonelli, da FGV (Fundação Getulio Vargas) e do Ipea (Instituto de Estudos de Políti

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.12.2017, 20:05:00 Editado em 13.12.2017, 20:05:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ÉRICA FRAGA

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um dos pesquisadores que mais contribuíram para o estudo sobre os fatores que limitam o crescimento brasileiro, o economista Regis Bonelli, da FGV (Fundação Getulio Vargas) e do Ipea (Instituto de Estudos de Política Econômica), morreu nesta quarta-feira (13).

Além do rigor acadêmico, Bonelli era reconhecido entre os colegas por seu jeito gentil e diplomático. Em sua carreira extensa, ocupou os cargos de diretor do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e diretor-executivo do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

continua após publicidade

Foi um dos fundadores do Codace (Comitê de Datação de Ciclos Econômicos), grupo formado pela FGV que se dedica a marcar o início e o fim de períodos de expansão e queda da atividade no Brasil, em meados da década passada.

Em coautoria com o ex-ministro da Fazenda Pedro Malan, um de seus melhores amigos, Bonelli deu contribuição importante para a pesquisa sobre crescimento e produtividade da economia brasileiros, com trabalhos relevantes sobre o tema publicados a partir da década de 1970.

Segundo Samuel Pessoa, colega de Bonelli na FGV, o economista foi um dos primeiros a perceber que o ciclo de forte crescimento do Brasil durante a ditadura militar era insustentável.

continua após publicidade

"Da geração dele, o Regis foi quem mais pautou o tema da produtividade que, do ponto de vista do crescimento, é nosso maior problema no Brasil", diz Pessoa, que é colunista da Folha de S.Paulo.

Pessoa lembra que o diagnóstico de Bonelli e Malan sobre os limites de "dobrar a aposta" na política econômica para forçar taxas altas de crescimento acabou sendo usado como paralelo em relação à administração de Dilma Rousseff. Bonelli concordava com as semelhanças entre os dois períodos.

A eficiência da economia brasileira continuou sendo seu objeto de pesquisa nos anos seguintes. No início dos anos 2000, Bonelli acompanhou como avançava a produtividade do trabalhador brasileiro.

continua após publicidade

Por conta de sua personalidade afável e vida acadêmica intensa, Bonelli tinha uma vasta lista de contatos, o que, segundo colegas, o colocava sempre como organizador de seminários e palestras.

O economista Mansueto de Almeida, secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, ressaltou em um post de seu blog que Bonelli era "um economista rigoroso e de excelente formação" além de ser "uma pessoa muito educada e gentil com a rara capacidade de iluminar o dia de todos aqueles que conviviam com ele."

Doutor em economia pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, Bonelli também foi membro do conselho de administração do BNDES e do CNPq (Conselho Nacional de Pesquisas).

O economista morreu aos 74 anos, no Rio de Janeiro, em decorrência de um câncer.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Economista Regis Bonelli morre aos 74 anos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!