MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Aeroporto de São Carlos vira internacional para fazer manutenção

MARCELO TOLEDO RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) - Para atender a demanda de aeronaves que buscam o centro de manutenção de aviões da Latam em São Carlos (a 232 km de São Paulo), o aeroporto da cidade -que não tem voos regulares- foi transformado em interna

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.12.2017, 20:10:00 Editado em 06.12.2017, 20:10:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MARCELO TOLEDO

continua após publicidade

RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) - Para atender a demanda de aeronaves que buscam o centro de manutenção de aviões da Latam em São Carlos (a 232 km de São Paulo), o aeroporto da cidade -que não tem voos regulares- foi transformado em internacional.

O aeroporto Mario Pereira Lopes ganhou a designação de internacional por meio da portaria 3.998, do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

continua após publicidade

A permissão é por tempo indeterminado e o período de abertura ao tráfego aéreo internacional se dará em caráter eventual, a pedido, de acordo com a portaria.

O primeiro voo internacional deve chegar a São Carlos em fevereiro, proveniente do Chile, conforme Alexandre Peronti, diretor do centro de manutenção da Latam.

Hoje, para um avião ser levado para manutenção em São Carlos, é preciso que ele passe antes por um aeroporto brasileiro que seja internacional para, só depois, voar para a cidade do interior. O processo, de acordo com Peronti, pode levar até dois dias. Agora, com a permissão para que façam o trajeto sem "escala", será reduzido a meio dia.

continua após publicidade

"Pode imaginar o que são dois dias de avião indisponível para a aviação, prejudicava a competitividade do nosso negócio em São Carlos. Perdíamos alguns aviões, algumas revisões de aviões para outros países, como México e El Salvador."

A previsão dele é a de que os novos negócios atraídos com a internacionalização representem R$ 63 milhões por ano para a economia local.

Para receber aviões oriundos de outros países, será necessário agendamento prévio com a Receita Federal, a PF (Polícia Federal), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura.

continua após publicidade

O aeroporto de São Carlos não tem voos regulares de passageiros desde 2007, quando a então OceanAir oferecia rotas para São Paulo e Brasília.

O aeroporto tem pista de 1.720 m x 45 m, maior, por exemplo, que a pista principal do aeroporto de Congonhas, que tem 1.640 m x 45 m. O aeródromo de São Carlos dista 14 quilômetros do centro da cidade.

continua após publicidade

A autorização recebida é exclusiva para atender a demanda da Latam, pois as operações internacionais estão restritas, conforme a portaria, a "serviços aéreos privados destinados à entrada ou saída de aeronaves procedentes do exterior ou a ele destinadas, para serem submetidas à prestação de serviços de manutenção e reparo".

Não há autorização para serviços regulares de transporte de cargas ou de passageiros.

Segundo o prefeito de São Carlos, Airton Garcia (PSB), a internacionalização será importante para atrair investimentos para a economia regional e por ter sido obtida antes de outros municípios que também querem aeroporto internacional, como Ribeirão Preto.

A região Central do Estado tem concentrado empresas ligadas ao setor aéreo. Além da Latam, Gavião Peixoto abriga uma unidade da Embraer e a própria São Carlos ganhou um curso de engenharia aeronáutica oferecido pela USP (Universidade de São Paulo).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Aeroporto de São Carlos vira internacional para fazer manutenção"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!