MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Queda da agropecuária explica PIB menor no terceiro trimestre

MARIANA CARNEIRO E LUCAS VETTORAZZO RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A queda do setor agropecuário foi o principal motivo para que, no terceiro trimestre, a alta do PIB brasileiro viesse abaixo das expectativas. Segundo divulgou o IBGE nesta sexta-feira

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.12.2017, 11:15:00 Editado em 01.12.2017, 11:15:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MARIANA CARNEIRO E LUCAS VETTORAZZO

continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A queda do setor agropecuário foi o principal motivo para que, no terceiro trimestre, a alta do PIB brasileiro viesse abaixo das expectativas.

Segundo divulgou o IBGE nesta sexta-feira (1º), o PIB do terceiro trimestre teve alta de 0,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior. O dado veio abaixo do que previam os analistas, que esperavam alta de 0,3% no PIB.

continua após publicidade

A agropecuária foi o principal destaque negativo, embora fosse esperado que houvesse queda em razão do fenômeno da super safra no primeiro trimestre do ano, com colheitas recordes de milho e soja.

No terceiro trimestre, o setor da agropecuária teve queda de 3% frente ao segundo trimestre, quando já havia recuado 2,3%. As duas quedas consecutivas, contudo, não superam o resultado fora da curva dos três primeiros meses do ano, quando o setor teve alta 12,9%.

Impulsionado pela supersafra e pela alta do dólar, que beneficiou exportadores de alimentos, o setor foi um dos salvadores do PIB no primeiro semestre. A entressafra e expectativas menores de colheitas, por exemplo, de cana de açúcar, derrubaram o indicador da agropecuária para o terceiro trimestre.

continua após publicidade

Na ponta da produção, a indústria (0,8%) e serviços (0,6%) ajudaram a puxar o PIB para cima. Na comparação anual, contudo, a agropecuária mantém sua importância na atividade econômica. O setor teve alta de 9,1% em relação ao terceiro trimestre de 2016.

A coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, apesar de esperada, a queda da agropecuária impediu alta maior do PIB. Ela afirmou, no entanto, que o percentual baixo de crescimento (0,1% no terceiro trimestre) não significa uma reversão da tendência vista nos dois primeiros trimestres deste ano.

"A alta do PIB tem mais a ver com o desempenho da agropecuária do que uma reversão do ritmo da economia como um todo", explicou. "Excluindo o setor, a alta do PIB estaria entre 0,6% e 0,8%", disse.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Queda da agropecuária explica PIB menor no terceiro trimestre"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!