MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Consumo das famílias segue crescendo, mostra PIB do terceiro trimestre

LUCAS VETTORAZZO E MARIANA CARNEIRO RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O consumo das famílias, que foi um dos maiores motores do PIB na década passada, cresceu novamente no terceiro trimestre. De acordo com os dados do PIB, divulgados nesta sexta-feira (1

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.12.2017, 09:30:00 Editado em 01.12.2017, 09:30:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

LUCAS VETTORAZZO E MARIANA CARNEIRO

continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O consumo das famílias, que foi um dos maiores motores do PIB na década passada, cresceu novamente no terceiro trimestre.

De acordo com os dados do PIB, divulgados nesta sexta-feira (1º) pelo IBGE, o consumo das famílias teve alta de 1,2% no terceiro trimestre, frente ao trimestre imediatamente anterior.

continua após publicidade

Já na comparação com período equivalente ao ano passado, a alta foi de 2,2%. A queda da inflação e das taxas de juros, aliadas à redução, ainda que lenta, do desemprego, explicam as altas no consumo. A liberação do dinheiro de contas inativas do FGTS à população ajudou na melhora no segundo trimestre deste ano.

A alta na comparação entre trimestres subsequentes é a terceira consecutiva. O IBGE revisou os números dos trimestres recentes e concluiu que a virada do consumo, na verdade, ocorreu no primeiro trimestre do ano.

No final da década passada, o investimento e o consumo das famílias foram os motores do PIB, que cresceu a reboque do movimento de aumento de renda do trabalhador brasileiro.

continua após publicidade

O desemprego têm diminuído no país após sucessivos recordes nos últimos dois anos. Apesar de a queda estar baseada, principalmente, no aumento de vagas informais, o aumento das contratações está relacionado à melhora do consumo das famílias.

Na esteira da melhora, o setor de serviços teve alta no terceiro trimestre deste ano, de 0,6%, frente ao trimestre imediatamente anterior. Na comparação anual, a alta foi de 1%.

GOVERNO

continua após publicidade

Enquanto as famílias ampliam seus gastos, o governo segue em rota contrária, com queda no consumo.

No terceiro trimestre, o indicador caiu 0,2% em relação ao período de três meses imediatamente anteriores. Já são cinco trimestres consecutivos de queda.

As medidas de ajuste fiscal e o teto dos gastos públicos são os fatores que ajudaram a baixar o indicador.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Consumo das famílias segue crescendo, mostra PIB do terceiro trimestre"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!