MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Decathlon abre maior loja da rede em São Paulo e muda modelo de negócio

TATIANA VAZ SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Decathlon quer usar sua loja recém-inaugurada em São Paulo, com 4.000 metros quadrados, 7.000 produtos de 65 modalidades esportivas, para usar um novo modelo. A aposta, na maior unidade da empresa no país, está

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.11.2017, 15:15:00 Editado em 30.11.2017, 15:15:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

TATIANA VAZ

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Decathlon quer usar sua loja recém-inaugurada em São Paulo, com 4.000 metros quadrados, 7.000 produtos de 65 modalidades esportivas, para usar um novo modelo.

A aposta, na maior unidade da empresa no país, está em oferecer produtos esportivos, e não mais de lazer, e deixar que clientes testem o mostruário, que inclui itens diversificados de artigos para escalada à equitação.

continua após publicidade

Na nova unidade, na marginal Tietê, há áreas de simulação, como quadra de areia para testar itens do vôlei de praia, e piscina, para criar o ambiente de laguinho próprio à prática do stand-up.

"Trocamos as blusas de algodão por camisetas de corrida, e não temos mais guarda-sol para vender, como fazíamos antigamente", afirma Cedric Burel, presidente no Brasil da empresa francesa.

A rede, que conta com 23 pontos comerciais no país, pretende abrir outros cinco em 2018. Três já têm endereço certo: Porto Alegre e capital paulista, sendo um na região do Anália Franco e outro na avenida Paulista.

continua após publicidade

O investimento em novos endereços, no meio da recessão brasileira, levou a empresa a ter em 2016 o primeiro lucro depois de 15 anos de operação no país.

A companhia não abre o valor do resultado, no entanto fontes do setor, ouvidas pela reportagem, estimam que atualmente o faturamento está na casa de R$ 1 bilhão.

Inaugurar cinco lojas por ano virou estratégia da empresa a partir de 2014. Antes, a rede abria a média de uma loja por ano.

continua após publicidade

A mudança faz parte da estratégia de ganhar em escala, inclusive com unidades menores, para concorrer, em especial, com pequenas lojas especializadas de bairro.

Elas são donas de quase 98% do mercado de artigos esportivos no Brasil, um segmento que movimentou R$ 9,6 bilhões em 2016.

continua após publicidade

De acordo com a Euromonitor, no mundo a Decathlon possui 5,5% do setor, enquanto no Brasil essa porcentagem é de apenas 2%, atrás da Centauro, com 9,2%.

MARCAS PRÓPRIAS

Porém, ainda que a participação de mercado no país seja pequena, o Brasil é hoje o quinto maior mercado da rede do mundo, com o terceiro melhor resultado de crescimento em receita, atrás da Rússia e da China.

continua após publicidade

Um dos motivos, aponta Burel, é a aposta em produtos de marca própria, desenvolvidos especialmente para os consumidores do Brasil, mesma estratégia seguida pela matriz francesa.

Dos 7.000 itens, 85% são desenvolvidos pela companhia e fabricados por terceiros (dentro e fora do país). Os produtos são divididos em 23 marcas próprias distintas, cada uma criada para uma prática diferente de esporte.

RAIO-X

continua após publicidade

DECATHLON/2017

FATURAMENTO R$ 1 bilhão*

NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS 1.528

TOTAL DE LOJAS 23 (em 7 Estados)

FATIA DE MERCADO NO PAÍS 2%

PRINCIPAIS CONCORRENTES Centauro e lojas de bairro

*estimativa

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Decathlon abre maior loja da rede em São Paulo e muda modelo de negócio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!