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Veja um guia para não perder dinheiro nem cair em fraude na Black Friday

ANAÏS FERNANDES E NATÁLIA PORTINARI SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Está pensando em comprar durante a Black Friday? Veja abaixo um guia para não perder seu dinheiro nem cair em fraudes nesta sexta (24), e sabia o que fazer caso sua compra dê errado. DEVO C

Da Redação

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Escrito por Da Redação
Publicado em 23.11.2017, 22:40:00 Editado em 23.11.2017, 22:40:06
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ANAÏS FERNANDES E NATÁLIA PORTINARI

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SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Está pensando em comprar durante a Black Friday? Veja abaixo um guia para não perder seu dinheiro nem cair em fraudes nesta sexta (24), e sabia o que fazer caso sua compra dê errado.

DEVO COMPRAR?

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Se você não tem dinheiro sobrando, fique longe da tentação. Evite mudar de ideia por impulso só por causa da queda dos preços.

Confira a proporção do seu orçamento que já está comprometido com contas e só compre se tiver uma folga de mais de 30% no final do mês.

Caso decida comprar, estabeleça um teto e defina suas prioridades. O melhor é comprar à vista e fugir das taxas de juros.

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O QUE VALE A PENA COMPRAR?

Itens menos desejados por consumidores são os que têm maiores descontos. É mais fácil encontrar um Samsung Galaxy J5 do que um iPhone 8 por um bom preço, por exemplo.

PREFERE IR ÀS LOJAS FÍSICAS?

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Chegue cedo para evitar filas e encontrar os produtos mais disputados. Leve uma lista do que quer —não há direito de se arrepender depois em compras presenciais. Seja firme com vendedores insistentes.

QUER COMPRAR ON-LINE?

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Não entre no site clicando em e-mails ou links enviados pelo WhatsApp. Busque o endereço no seu navegador, para não cair em "cópias" de sites nem pegar vírus.

Confira a reputação do fornecedor caso o produto vendido não seja da loja, mas de terceiros (marketplace). Pesquise a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui e no Procon do seu Estado.

MEU PEDIDO FOI CANCELADO. E AGORA?

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O código de defesa do consumidor exige que as ofertas sejam cumpridas. A loja deve oferecer o mesmo desconto pelo produto, oferecer outro produto ou devolver o dinheiro (a escolha é do cliente). Caso isso não aconteça, recorra ao Procon.

O PRODUTO ESTÁ DEMORANDO PARA CHEGAR

A loja deve cumprir o prazo estabelecido no momento da compra ou devolver o dinheiro do cliente. Se isso não acontecer, procure o Procon.

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O PRODUTO CHEGOU, MAS APRESENTA DEFEITO

A lei estabelece 30 dias para reclamar sobre problemas aparentes em produtos não duráveis e 90 dias para os não duráveis.

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E SE EU ME ARREPENDER?

Nas compras on-line, o consumidor tem 7 dias a partir da compra/entrega para se arrepender e cancelar.

RECORRA À JUSTIÇA

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Procurei o Procon, mas mesmo assim a loja não cumpriu a oferta, não devolveu o dinheiro ou não trocou o produto Recorra à Justiça. Os Juizados Especiais Cíveis, de "pequenas causas", são responsáveis por esse tipo de caso.

FIQUE ATENTO

1. Procure a identificação da loja onde pretende comprar (CNPJ, endereço, canais de contato). Se ocorrer algum problema, localizar a empresa será o primeiro passo. Verifique a reputação da empresa em sites como ReclameAqui e em busca no Google. O Procon também publica um lista de e-commerces que devem ser evitados;

2. Confira quanto custava o produto antes das últimas semanas de novembro, para não cair em falsos descontos. Redobre a atenção se o produto for muito visado (iPhone 8, PlayStation 4). As lojas preferem dar bons descontos em produtos menos desejados;

3. Confira qual é a política da empresa no caso de cancelamentos, arrependimentos e reembolsos. No caso de eletrônicos e eletrodomésticos, é importante saber se o fabricante tem uma boa assistência técnica, com atendimento na sua cidade ou perto dela, e checar se há garantia estendida;

4. É comum sites pedirem um cadastro. Não coloque a mesma senha que já usa em outro serviços, como e-mail, redes sociais e bancos. E não faça transações on-line em computadores desconhecidos;

5. Se receber algum e-mail suspeito com ofertas, não clique nos links, pois podem conter vírus ou levarem a "imitações" de sites grandes. Abra o site pelo seu navegador, digitando o endereço manualmente;

6. Imprima ou salve todos os documentos que comprovem a compra (captura da tela, comprovantes, contratos).

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