Facebook Img Logo
Mais lidas
Economia

Tributo tem de focar renda, afirma relator

.

FLAVIA LIMA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Brasil precisa de uma reforma tributária que transfira o peso da carga que hoje se concentra no consumo para a renda, disse nesta terça (21) o relator da Comissão Especial da Reforma Tributária, deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR).

A uma plateia de empresários em São Paulo, Hauly disse que um sistema tributário que onere menos os pobres e, assim, ajude a ampliar o mercado consumidor se tornaria o maior programa de inclusão social do país.

Para chegar lá, disse, a melhor saída seria a criação de um imposto único -o "IVA", uma reunião de tributos sobre bens e serviços.

Para ilustrar como o sistema atual é regressivo, o deputado disse que a carga tributária bruta de quem ganha até dois salários mínimos é de cerca de 54%. No grupo que recebe mais de 30 salários, não passaria de 30%.

No país de forte concentração de renda, disse, "quem pode mais chora mais".

Hauly vê espaço para que a reforma tributária seja votada até o primeiro trimestre do ano que vem. Segundo ele, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, conhece a proposta e sinalizou que, se ela for apresentada, será encaminhada para votação.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Economia

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber