MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Trump indica moderado para presidir o banco central dos EUA

ESTELITA HASS CARAZZAI WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - O presidente dos EUA, Donald Trump, indicou nesta quinta-feira (2) Jerome Powell como novo presidente do Fed (Federal Reserve), o banco central americano. O cargo é um dos mais poderosos do mundo, pois

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.11.2017, 20:50:00 Editado em 02.11.2017, 20:50:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ESTELITA HASS CARAZZAI

continua após publicidade

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - O presidente dos EUA, Donald Trump, indicou nesta quinta-feira (2) Jerome Powell como novo presidente do Fed (Federal Reserve), o banco central americano.

O cargo é um dos mais poderosos do mundo, pois a política monetária americana tem influência direta na condução dos demais bancos centrais e, por consequência, na economia global.

continua após publicidade

A escolha agrada ao mercado, já que, Powell, 64, atualmente um dos diretores do Fed, deve dar continuidade ao aumento lento e gradual dos juros americanos, à medida que a economia do país cresce. Atualmente, as taxas estão na faixa de 1% a 1,25%.

Powell, cuja indicação ainda precisa ser confirmada pelo Senado, substituirá Janet Yellen, a primeira mulher a comandar o Fed. É a primeira vez desde 1979 que um presidente dos EUA em início de governo não reconduz um chefe do banco central para um novo período no cargo. O mandato de Yellen se encerra em fevereiro.

A escolha deve impactar a economia brasileira, e positivamente, segundo analistas. Nos últimos dias, houve instabilidade na Bolsa e na cotação do dólar, na expectativa pelo anúncio. Isso porque se temia a indicação de nomes críticos à atual política monetária e favoráveis a um aperto mais forte nos juros.

continua após publicidade

"Estamos muito voláteis, para cima e para baixo. O anúncio de Powell dá uma acalmada nos mercados", diz Zeina Latif, economista-chefe da XP Investimentos.

Juros mais altos nos EUA tendem a atrair capitais para o país e tirar dinheiro de países emergentes, o que exerce pressão, por exemplo, na cotação do dólar no Brasil.

A nomeação indica que "não há uma guinada no cenário" americano, segundo Latif, o que deve diminuir a pressão cambial no Brasil.

continua após publicidade

A escolha de Trump também é um aceno para os republicanos, que pedem menos regulação nos mercados, algo a que Powell se mostra disposto a fazer.

"Mais regulamentação não é a melhor resposta para qualquer problema", disse Powell, em outubro.

continua após publicidade

Em breve discurso durante o anúncio, Powell declarou que a economia americana fez "progressos substanciais" desde a crise global e que o sistema financeiro do país está "muito mais forte e resiliente" do que antes.

Disse ainda que está pronto, como presidente do Fed, a trabalhar para responder a mudanças nos mercados.

Trump afirmou que a escolha "é mais um passo para restaurar as oportunidades econômicas ao povo americano".

continua após publicidade

"Ele [Powell] sabe o que é preciso fazer para nossa economia crescer, e o que impulsiona o sucesso do país: inovação, trabalho duro e os sonhos do povo americano", afirmou o presidente.

CURRÍCULO

O novo nomeado para o Fed não é economista, mas advogado, e tem ligações profundas com o Partido Republicano. Já foi sócio do Carlyle Group, uma sociedade de investimentos, e trabalhou como banqueiro de investimentos em Nova York. Na administração pública, já foi subsecretário do Tesouro na gestão de George Bush pai, na década de 1990.

continua após publicidade

Nome: Jerome H. Powell

Idade: 64 anos

Local de nascimento: Washington, DC

Cargo atual: diretor do Federal Reserve desde 2012

Formação: direito, pela Universidade Georgetown

Carreira: subsecretário do Tesouro no governo de George Bush pai; foi sócio do Carlyle Group (1997 a 2005)

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Trump indica moderado para presidir o banco central dos EUA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!