MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

ATUALIZADA - Governo confirma que reavaliou Congonhas

SÃO PAULO, SP, E BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministério dos Transportes confirmou nesta sexta-feira (20) que o governo reavaliou a decisão de concessionar o aeroporto de Congonhas à iniciativa privada, conforme noticiou a Folha de S.Paulo. De acordo com

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.10.2017, 20:30:00 Editado em 20.10.2017, 20:30:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP, E BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministério dos Transportes confirmou nesta sexta-feira (20) que o governo reavaliou a decisão de concessionar o aeroporto de Congonhas à iniciativa privada, conforme noticiou a Folha de S.Paulo.

continua após publicidade

De acordo com o comunicado, o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, apresentou ao presidente Michel Temer nesta quinta (19) estudos sobre o impacto da privatização do aeroporto de Congonhas sobre a Infraero.

O ministério informa que Quintella levou ao presidente análises de consultorias independentes e estudos da aviação civil "demonstrando que, sem as receitas do aeroporto de Congonhas, a Infraero perde a sustentabilidade financeira" e "os outros aeroportos do sistema Infraero do país poderiam ser inviabilizados".

continua após publicidade

"Diante disso, o governo reavalia a concessão de Congonhas seguindo, única e exclusivamente, argumentação técnico-financeira do ministério, sem interferências políticas externas", diz a nota do governo.

Segundo a reportagem apurou, o presidente Michel Temer prometeu ao ex-deputado Valdemar Costa Neto retirar o aeroporto de Congonhas da lista de privatizações em troca de votos do PR contra a segunda denúncia da Procuradoria-Geral da República na Câmara dos Deputados.

Costa Neto foi condenado no mensalão e já não preside o PR. No entanto, segue exercendo forte influência no partido, que tem 37 deputados, quatro senadores e, mesmo fragmentado, recebeu importantes cargos no setor de transportes e tem poder de pressão nessa área.

continua após publicidade

Congonhas é o aeroporto mais lucrativo da Infraero. Depois de muita insistência do Ministério da Fazenda, que precisa reforçar o caixa e aliviar o rombo no Orçamento, o Ministério dos Transportes e a Infraero concordaram em colocar Congonhas à venda e o anúncio foi feito.

No fim de agosto, o conselho do PPI (Programa de Parcerias em Investimentos) aprovou a privatização de Congonhas na mesma ocasião em que liberou a venda de outras estatais e de projetos da União, como a Eletrobras e a Casa da Moeda.

Os planos mostravam que a privatização do aeroporto, o mais lucrativo da Infraero, deveria render R$ 5,6 bilhões em outorga. Até hoje, as concessões do PPI garantiram R$ 6 bilhões em outorgas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Governo confirma que reavaliou Congonhas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!