MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Cade aprova com condições compra da TimeWarner pela AT&T

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (18) a fusão entre as norte-americanas AT&T e TimeWarner, dona de canais como CNN, HBO e TNT, desde que as empresas mantenham suas

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.10.2017, 10:05:00 Editado em 19.10.2017, 10:05:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (18) a fusão entre as norte-americanas AT&T e TimeWarner, dona de canais como CNN, HBO e TNT, desde que as empresas mantenham suas operações separadas no Brasil.

continua após publicidade

Os conselheiros seguiram o voto do relator do caso, Gilvandro Araújo.

Além da separação das operações no país, o relator recomendou que todos os acordos de licenciamento de conteúdo sejam informados a um auditor independente a ser nomeado pelo Cade, que se encarregará por avaliar se os termos desses acordos são anticompetitivos.

continua após publicidade

O Cade contrariou a expectativa da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) de frear a aquisição da Time Warner pela AT&T. Em vez de decidir o caso, a Anatel congelou a relação entre Sky, controlada pela AT&T no Brasil, e TimeWarner até que o caso seja julgado definitivamente pela agência.

No Brasil, lei vigente desde 2011 define que operadora não pode controlar produtora de conteúdo e também não permite que emissora de TV ou outra produtora de conteúdo comande uma empresa de distribuição. O arranjo foi definido para evitar que um grupo domine todos os segmentos do mercado -produção e distribuição de conteúdo, particularmente. É isso o que estava em jogo na operação entre AT&T e TimeWarner. No Brasil, a AT&T controla indiretamente a Sky, uma das grandes empresas de TV paga. A Sky possui canais da TimeWarner e de suas concorrentes na grade de programação. Poderia haver troca de informações sigilosas e favorecimento da TimeWarner.

Para ser efetivada, a transação -um negócio de US$ 85,4 bilhões- precisa passar pelas autoridades regulatórias de 19 países. Pelo menos 16, tirando o Brasil, já deram sinal verde, incluindo a União Europeia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Cade aprova com condições compra da TimeWarner pela AT&T"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!