Mais lidas
Economia

ATUALIZADA - Evento reúne criadores de conteúdo digital

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O youPIX CON, evento que reuniu criadores de conteúdo digital, especialistas e profissionais de diferentes empresas nesta segunda-feira (25), em São Paulo, promoveu uma maratona de 12 horas para discutir como o mercado pode se organizar diante de um cenário em que a linha entre quem cria, publica e monetiza conteúdo digital fica cada vez mais invisível.

O evento, que existe desde 2006 para debater a cibercultura e o consumo do jovem na web, mudou o formato há três anos para dar atenção maior a quem cria conteúdo na internet.

Neste ano, um dos propósitos dos debates era mostrar a esses produtores que eles também são os empresários responsáveis por trazer audiência aos canais e convertê-la em lucros e contratos com marcas.

Em uma das palestras, o ensinamento era sobre "como precificar e negociar o trabalho com marcas". Em meio a expressões comuns para quem lida com marketing (leia-se algoritmos, engajamento, retenção etc.), uma série de pessoas com celular se levantou para fotografar uma planilha com valores médios cobrados por alguns desses criadores onipresentes nas redes sociais.

Um dos exemplos mostra um resultado líquido de quase R$ 17 mil por contrato. "Tem que valorizar sua influência", aconselhou Adrianne Elias, CEO da Co.Criators.

De acordo com Bia Granja, cofundadora do youPIX, ser criativo não basta, é preciso aprender a ler dados e aprofundar os conhecimentos em negócio.

O evento procura evidenciar que, ainda que a internet seja democrática, cresce o número de pessoas que se profissionalizam como criador de conteúdo.

Em uma das conferências, representantes do YouTube e do Twitter afirmaram que, para além da concorrência tecnológica entre as plataformas, um dos principais desafios é disputar o tempo dos internautas, que buscam se conectar com pessoas e também com seus interesses.

A Globo, por exemplo, em mais uma tentativa de falar com o público que está na web, esteve no youPIX para apresentar seu novo programa "Lazinho com Você", um formato transmídia que estreia em dezembro na TV sob o comando do ator Lázaro Ramos.

O jornalista Fábio Takahashi, coordenador do Núcleo de Inteligência da Folha de S.Paulo, participou da programação para apresentar como o jornal usa dados para produzir reportagens mais precisas, contar boas histórias e combater notícias falsas.

No mesmo palco, adolescentes e pré-adolescentes cheios de desenvoltura ensinaram uma plateia nem tão jovem assim a usar o Musical.ly, o aplicativo de vídeo do momento. Ao fim da palestra, vários participantes não cansavam de repetir: "Estamos todos velhos".

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber