MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

ATUALIZADA - Petrobras abre processo para vender fábricas de fertilizantes

NICOLA PAMPLONA RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A Petrobras abriu nesta segunda-feira (11) processo de venda de duas unidades de fertilizantes, uma delas ainda em construção. A operação faz parte do plano de desinvestimentos da companhia, que prevê arre

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.09.2017, 20:50:03 Editado em 11.09.2017, 20:50:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

NICOLA PAMPLONA

continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A Petrobras abriu nesta segunda-feira (11) processo de venda de duas unidades de fertilizantes, uma delas ainda em construção. A operação faz parte do plano de desinvestimentos da companhia, que prevê arrecadar US$ 21 bilhões até o fim de 2018.

O pacote anunciado nesta segunda inclui a Araucária Nitrogenados (Ansa), produtora de ureia e amônia localizada no Paraná, e a Unidade de Fertilizantes III (UFN-III), em Três Lagoas (MS), que ainda precisa de investimentos para iniciar as operações.

continua após publicidade

Em seu plano estratégico, divulgado em 2016, a Petrobras anunciou que não tem mais interesse em operar com fertilizantes --setor que era encarado nos governos petistas como uma forma de direcionar parte da produção de gás natural da companhia.

A UFN-III foi um dos investimentos aprovados nesse sentido. A ideia era incentivar o uso do gás enquanto as termelétricas não estivessem gerando energia.

Suas obras foram iniciadas em 2011, mas paralisadas em 2014 após divergências com o consórcio construtor, formado pela Galvão Engenharia e pela chinesa Sinopec.

continua após publicidade

"Com a transferência do ativo para o futuro comprador, as obras para conclusão do investimento poderão ser retomadas", disse a Petrobras, em nota.

A estatal, porém, não garante o contrato dos 2,2 milhões de metros cúbicos de gás por dia necessários para a operação da unidade.

A Petrobras tem outras duas fábricas de fertilizantes, em Sergipe e na Bahia, que também deverão ser vendidas.

Desde que mudou a metodologia de venda de ativos por determinação do TCU (Tribunal de Contas da União), em maio, a estatal já abriu 15 novos processos, a maior parte deles envolvendo campos ou grupos de campos de petróleo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Petrobras abre processo para vender fábricas de fertilizantes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!