MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

ATUALIZADA - Senado diz que não pode garantir quorum para votar meta fiscal

TALITA FERNANDES E BRUNO BOGHOSSIAN BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), afirmou nesta terça-feira (29) que não cabe a ele garantir quorum para que o Congresso aprove medidas de interesse do governo. "Quorum dep

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.08.2017, 22:55:09 Editado em 29.08.2017, 22:55:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

TALITA FERNANDES E BRUNO BOGHOSSIAN

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), afirmou nesta terça-feira (29) que não cabe a ele garantir quorum para que o Congresso aprove medidas de interesse do governo.

"Quorum depende de deputados, depende de senadores e depende da movimentação dos líderes da base do governo tanto na Câmara como do Senado. Não cabe ao presidente do Congresso fazer chamamento para efeito de quorum, a não ser na abertura da sessão", disse.

continua após publicidade

A declaração ocorre em um momento em que o governo encontra dificuldades para conseguir aprovar a alteração da meta fiscal de 2017, até a próxima quinta-feira (31).

A data é importante para que o Palácio do Planalto consiga usar o valor atualizado --de rombo de R$ 159 bilhões nas contas públicas-- no projeto de lei orçamentária de 2018.

A proposta de Orçamento precisa ser enviada ao Congresso até esta quinta-feira (31). Se até lá a nova meta para o ano que vem não tiver sido aprovada, o governo terá de trabalhar com o indicador antigo, de um deficit de R$ 129 bilhões.

continua após publicidade

O projeto que altera a meta fiscal para este e para o próximo ano ainda precisa ser apreciado pela CMO (Comissão Mista de Orçamento), cuja sessão estava marcada para a tarde desta terça e que ainda não havia se iniciado até a conclusão deste texto.

VETOS

Depois disso, o texto segue para avaliação do Congresso, que ainda precisa esvaziar sua pauta para realizar a votação. Como existem vetos presidenciais pendentes, Eunício convocou para a manhã desta terça uma sessão do Congresso para limpar a pauta. Até a conclusão deste texto, alguns vetos já haviam sido votados, mas a sessão não havia sido encerrada. A expectativa era que a sessão da CMO tivesse início após o fim da análise dos vetos.

continua após publicidade

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), defende que a meta fiscal seja aprovada até esta quarta-feira (30). "É importante agir rapidamente, mudar a meta para que o governo possa voltar a funcionar bem."

Eunício, contudo, reconhece que o governo pode não conseguir aprovar a medida até o prazo esperado. "Não sei, não posso definir. Se houver votação, poderei chamar uma sessão do Congresso Nacional para votar a meta. Mas ela precisa chegar à Mesa do Congresso Nacional. Por enquanto, ela está ainda na comissão mista", disse.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Senado diz que não pode garantir quorum para votar meta fiscal"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!