MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Economia chinesa pode ter primeira aceleração desde 2010

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A economia chinesa cresceu 6,9% no segundo trimestre na comparação com o mesmo período do ano anterior. A evolução foi mais rápida que o esperado e em linha com o crescimento do primeiro trimestre. Analistas consultados pela R

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.07.2017, 20:40:02 Editado em 17.07.2017, 20:40:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A economia chinesa cresceu 6,9% no segundo trimestre na comparação com o mesmo período do ano anterior. A evolução foi mais rápida que o esperado e em linha com o crescimento do primeiro trimestre.

continua após publicidade

Analistas consultados pela Reuters esperavam que a economia avançasse num ritmo de 6,8% no trimestre entre abril e junho, ligeiramente mais lento do que o ritmo robusto de 6,9% observado no trimestre anterior.

O resultado de 6,9% obtido pela segunda maior economia do mundo (atrás apenas da americana) no primeiro semestre do ano supera a expansão de 6,7% registrada no ano passado, menor avanço do país em 26 anos.

continua após publicidade

Se esse cenário se confirmar no fim de 2017, será a primeira vez desde 2010 que o PIB chinês vai ter se acelerado ante o ano anterior.

Muitos analistas preveem, porém, que a economia do país perderá ritmo no fim do ano.

A aceleração da economia chinesa é positiva para os mercados emergentes, inclusive o Brasil, já que o gigante asiático é o segundo maior importador global -e principal comprador de produtos como petróleo e soja.

continua após publicidade

"A China dita o ritmo dos mercados emergentes. O crescimento sólido do país reforça a recuperação para os exportadores de matérias-primas e mantém as esperanças de uma aceleração do crescimento da economia global", disse Bill Adams, economista do americano PNC Bank.

O crescimento de 6,9% também é melhor que a meta estabelecida pelo governo chinês, de cerca de 6,5%.

No médio prazo, porém, vários riscos continuam a ameaçar a economia do país, como o aumento do endividamento e o excesso de produção pela indústria.

continua após publicidade

O setor imobiliário foi importantíssimo para o desempenho do PIB no primeiro semestre, mas muitos especialistas afirmam que há uma bolha imobiliária, especialmente nas grandes cidades.

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

A produção industrial do gigante asiático teve alta de 7,6% em junho em relação ao mesmo período ano anterior.

Analistas entrevistados pela Reuters previam que a produção industrial chinesa cresceria 6,5% em junho, mesmo ritmo obtido pelo setor em maio.

O avanço do investimento privado acelerou para 7,2% em janeiro a junho, de 6,8% nos primeiros cinco meses do ano, sugerindo um apetite maior de empresas privadas para investir após uma forte perda de dinâmica nos últimos anos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Economia chinesa pode ter primeira aceleração desde 2010"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!