MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Advogado Marcelo Barbosa é indicado para presidência da CVM

MARIANA CARNEIRO BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Ministério da Fazenda indicou o advogado Marcelo Barbosa, 45, para a presidência da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), autoridade que investiga crimes e infrações cometidos em operações no mercado finance

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.07.2017, 21:00:08 Editado em 11.07.2017, 21:00:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MARIANA CARNEIRO

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Ministério da Fazenda indicou o advogado Marcelo Barbosa, 45, para a presidência da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), autoridade que investiga crimes e infrações cometidos em operações no mercado financeiro.

O mandato do atual titular, Leonardo Pereira, termina em 14 de julho e, com isso, há a perspectiva de que o presidente Michel Temer confirme a indicação de Barbosa nos próximos dias.

continua após publicidade

Pereira faz a última rodada de conversas em Brasília nesta quinta (13), quando se despede do cargo.

O nome de Barbosa tem que ser levado à apreciação do Senado, antes de ser oficialmente confirmado.

Uma das especialidades do advogado são casos de "insider trading" e "inside information", uso de informações privilegiadas para ganhar vantagem no mercado financeiro.

continua após publicidade

A CVM investiga neste momento caso rumoroso de suposto uso de informações privilegiadas pela JBS. A suspeita é que a empresa teria lucrado comprando dólares e vendendo ações nos dias que antecederam a delação de Joesley Batista.

A estratégia foi considerada suspeita pois, com isso, os controladores da JBS teriam ganhado com a baixa nas ações da companhia que veio a seguir, assim como com a alta do dólar provocada pela turbulência política.

A CVM abriu oito processos para investigar a empresa e a Polícia Federal fez uma operação na sede da companhia, em São Paulo, em busca de provas. A JBS nega que tenha cometido ilegalidades e afirmou que está contribuindo com a investigação.

continua após publicidade

Caso a empresa e seus controladores sejam considerados culpados, Joesley Batista pode ter seu acordo de delação premiada revisto, uma vez que o instrumento de colaboração pode ser cancelado em caso de novo crime praticado pelo arrependido.

A CVM também é parte do projeto que cria a leniência para empresas que admitam delitos ou infrações em operações sob regulação da autoridade e do Banco Central. O tema foi levado à análise do Congresso por meio de uma medida provisória que provocou divergência com o Ministério Público.

Barbosa trabalha no escritório Vieira Rezende Barbosa Guerreiro, com sede no Rio, e já trabalhou para o ex-presidente do Banco Central Arminio Fraga, apontado como um dos responsáveis por sua indicação à CVM. Ele tem mestrado na Law School, da universidade americana Columbia.

Até que o novo titular seja empossado, a CVM deverá ser interinamente comandada pelo diretor com mais tempo de casa, Pablo Waldemar Renteria.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Advogado Marcelo Barbosa é indicado para presidência da CVM"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!