MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

ATUALIZADA - Nova política da Petrobras permite rever preço de combustíveis todo dia

NICOLA PAMPLONA RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Para tentar coibir importações de combustíveis, a Petrobras poderá promover reajustes diários nos preços de venda de suas refinarias, segundo a nova política de preços anunciada nesta sexta (30). A polític

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.06.2017, 21:15:08 Editado em 30.06.2017, 21:15:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

NICOLA PAMPLONA

continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Para tentar coibir importações de combustíveis, a Petrobras poderá promover reajustes diários nos preços de venda de suas refinarias, segundo a nova política de preços anunciada nesta sexta (30).

A política tem por objetivo ampliar a frequência dos reajustes, que vinham sendo realizados, em média, uma vez por mês, e confere poder de decisão à gerência-executiva de marketing e comercialização de combustíveis.

continua após publicidade

Até agora, a definição era de um grupo executivo formado pelo presidente da empresa, Pedro Parente, e pelos diretores Financeiro, Ivan Monteiro, e de Refino e Gás, Jorge Celestino.

O grupo, agora, definirá só os parâmetros de preços e só intervirá se os reajustes acumularem mais de 7% para cima ou para baixo em um mês.

A partir de segunda-feira (3), não haverá mais anúncios de ajustes nos preços, que passarão a ser publicados no site da companhia.

continua após publicidade

O objetivo, segundo Monteiro, é acompanhar mais de perto as variações do mercado internacional e oferecer produtos mais competitivos aos seus clientes. "São as commodities mais líquidas que existem. Os preços variam intraday [durante o dia]."

GASOLINA CAI 5,9%

O último reajuste com a política anterior foi anunciado na noite desta sexta: queda de 5,9% no preço da gasolina e 4,8% no do diesel, vigorando a partir deste sábado (1º).

continua após publicidade

A estatal calcula que, se o repasse for integral, o preço da gasolina nas bombas cairá 2,4% (ou R$ 0,09 por litro) e o do diesel terá redução de 2,7% (R$ 0,08 por litro).

Desde outubro, a companhia mexeu oito vezes no preço da gasolina e nove no do diesel —quase todas para baixo. Mesmo assim, vem perdendo mercado para a importação por empresas privadas.

continua após publicidade

No primeiro quadrimestre, a produção das refinarias da Petrobras atingiu o menor nível da década, enquanto a fatia de produtos importados chegou perto de 20% das vendas de combustíveis no país.

Questionado sobre a hipótese de a perda de mercado ser resultado da execução da política de preços até agora, o diretor de Refino e Gás da Petrobras, Jorge Celestino, negou, dizendo apenas que a empresa está promovendo ajustes em sua estratégia.

Os executivos afirmaram que, mesmo após as mudanças, a política de preços não permitirá a venda de produtos com margem negativa, como nos governos petistas. E que a estratégia de realizar ajustes mais frequentes será mantida mesmo em períodos de alta dos preços externos.

"Vemos esse anúncio como um movimento inteligente da Petrobras, mostrando independência com relação ao controlador", escreveram os analistas Luiz Carvalho e Julia Ozenda, do UBS.

"Agora, mais do que nunca, os resultados da Petrobras estarão atrelados aos preços do petróleo", concluem.

Monteiro defende que o consumidor será o principal beneficiado, uma vez que ela aumenta a competição com outros fornecedores.

A empresa admite, porém, que a medida pode melhorar a atratividade de suas refinarias, que serão incluídas no programa de venda de ativos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Nova política da Petrobras permite rever preço de combustíveis todo dia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!