MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Fazenda nega redução de Imposto de Renda e compensação em empresas

FLAVIA LIMA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O secretário-executivo do ministério da Fazenda, Eduardo Refinetti Guardia, refutou nesta sexta-feira (30), a possibilidade de redução do Imposto de Renda para pessoa física e a compensação disso com a revisão do r

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.06.2017, 14:45:03 Editado em 30.06.2017, 14:45:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

FLAVIA LIMA

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O secretário-executivo do ministério da Fazenda, Eduardo Refinetti Guardia, refutou nesta sexta-feira (30), a possibilidade de redução do Imposto de Renda para pessoa física e a compensação disso com a revisão do regime de tributação de dividendos e juros sobre capital próprio das empresas.

"São dois erros numa mesma medida", disse em evento organizado pelo CCiF (Centro de Cidadania Fiscal).

continua após publicidade

"A tributação de pessoa física é baixa, não sei quem surgiu com essa ideia. Não foi o ministério da Fazenda", disse.

REFORMA TRIBUTÁRIA

As prioridades do governo na discussão tributária hoje incluem o debate sobre o ICMS com os Estados, a simplificação na apuração do PIS/Cofins e também as distorções existentes na tributação sobre aplicações financeiras, afirmou Guardia.

continua após publicidade

Como exemplo de possíveis mudanças nas aplicações financeiras, ele ressaltou os incentivos existentes à compra de debêntures de infraestrutura para pessoas físicas e não extensão desse tipo de benefício aos fundos de pensão, investidores por excelência desse tipo de ativo.

Guardia vê limites para aumentar a carga tributária no Brasil, especialmente num momento de incerteza como o atual.

Em evento na FGV (Fundação Getulio Vargas), Guardia afirmou que a revisão do sistema tributário deve ser feita via redução dos incentivos fiscais e negou que o governo hoje discute tributação sobre a renda.

continua após publicidade

TRIBUTOS SOBRE RIQUEZA

No mesmo evento, organizado pela FGV, Sergio Gobetti, pesquisador do Ipea, defendeu uma maior tributação de lucros e dividendos. Para ele, o problema distributivo não pode ser enfrentado apenas pelo gasto público.

"A tributação tem papel fundamental em limitar o grau de concentração de riqueza no topo".

Bernard Appy, diretor do CCiF, se contrapôs ao raciocínio ao dizer que a tributação da distribuição de dividendos e a revogação do regime de tributação de juros sobre capital próprio piorariam a qualidade do sistema.

"O fenômeno da pejotização [a abertura de empresas por físicas que recolhem impostos em regime diferenciado] é um problema distributivo sério porque as pessoas se alta renda escapam da tributação por aí".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Fazenda nega redução de Imposto de Renda e compensação em empresas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!