MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

ATUALIZADA - Em meio a denúncias, Emediato renuncia do FI-FGTS um mês após ser eleito

JULIO WIZIACK E MAELI PRADO BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Um mês depois de ter sido eleito presidente do comitê de investimentos do FI-FGTS, o fundo que aplica em infraestrutura dinheiro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) dos trabalhadores, Lui

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.06.2017, 20:25:03 Editado em 28.06.2017, 20:25:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

JULIO WIZIACK E MAELI PRADO

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Um mês depois de ter sido eleito presidente do comitê de investimentos do FI-FGTS, o fundo que aplica em infraestrutura dinheiro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) dos trabalhadores, Luiz Fernando Emediato renunciou ao posto na manhã desta quarta-feira (28).

Na mesma reunião em que apresentou sua renúncia, o comitê elegeu Suzana Ferreira Leite, da UGT (União Geral dos Trabalhadores), como nova presidente.

continua após publicidade

Emediato deixou o cargo porque executivos de empresas atingidas pela Operação Lava Jato que colaboram com as investigações, como a Odebrecht e a JBS, disseram ter pago propina a políticos e dirigentes do comitê em troca de recursos do fundo, que tem cerca de R$ 35 bilhões.

Emediato, que é jornalista e dono da editora Geração Editorial e entrou no comitê do fundo por indicação da Força Sindical, foi apontado por delatores como uma das pessoas que receberam propina.

"Minha defesa é simples. Não estava no FI no caso da delação da Odebrecht nem estava no MTE [Ministério do Trabalho] quando trabalhei para a JBS. Nesse último caso sou tão culpado quanto o atual ministro da Fazenda, Henrique Meirelles", afirmou Emediato nesta quarta-feira à reportagem.

continua após publicidade

"Ou seja, zero de culpa. Mas infelizmente eu pago à vista o custo de ter sido injustamente citado e recebo a longo prazo a comprovação de minha inocência."

CAMPANHAS

Emediato afirma que recebeu do grupo J&F, que controla a JBS, por campanhas publicitárias.

continua após publicidade

Logo depois da eleição do jornalista, no fim do mês passado, integrantes do Conselho Curador do FGTS, de onde sai o dinheiro do FI-FGTS, começaram a articular um pedido de afastamento de Emediato até que a situação fosse resolvida.

O comitê do FI-FGTS tem 11 integrantes —seis representam o governo, dois são indicados por sindicatos e, três, pelas empresas.

continua após publicidade

O mandato do presidente tradicionalmente é de um ano, e o cargo é preenchido por um rodízio de representantes das três bancadas.

MUDANÇA

As delações fizeram a Caixa reformular o FI-FGTS, que deixou de investir na compra de ações das empresas favorecidas e agora só libera recursos para empréstimos.

Para se habilitar aos financiamentos, os interessados precisam se inscrever nas chamadas públicas. Cada projeto é analisado por funcionários da Caixa antes de ser submetido à apreciação do comitê de investimento.

Os projetos aprovados nessa instância seguem para o Conselho Curador, que dá a palavra final.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Em meio a denúncias, Emediato renuncia do FI-FGTS um mês após ser eleito"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!