Mais lidas
Economia

ATUALIZADA - Conta de energia residencial da Eletropaulo sobe 5,15% em julho

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As tarifas da distribuidora AES Eletropaulo subirão 5,15% para clientes residenciais e 2,47% para industriais a partir de 4 de julho.

Os reajustes foram autorizados nesta terça-feira (27) pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Em média, as tarifas ficarão 4,48% mais caras. A Eletropaulo, controlada pela americana AES, é responsável pelo fornecimento de energia na cidade de São Paulo e em mais 23 municípios. Cerca de 20 milhões de pessoas são atendidas pela distribuidora.

Ao calcular o reajuste, a Aneel leva em conta a variação de custos associados à prestação do serviço. O cálculo considera a aquisição e a transmissão de energia, assim como os encargos setoriais.

Na semana passada, a agência autorizou que a distribuidora Copel-D, da estatal paranaense Copel, reajustasse suas tarifas em 5,85%, em média, a partir de 24 deste mês.

Os preços subiram 6% para clientes residenciais e 5,62% para industriais paranaenses.

Outro item que passou por reajuste recentemente foi o botijão de gás. No início do mês, a Petrobras anunciou uma nova política de preços para o botijão, cujo preço começou a ser alterado mensalmente.

O primeiro reajuste, em junho, foi de 6,7%, válido apenas para o botijão de 13 quilos —o mais popular. Para o consumidor, isso significa uma alta de até 2,2%, ou R$ 1,25 por botijão, caso o aumento seja repassado integralmente pelas distribuidoras ao preço final.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber