Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Economia

ATUALIZADA - Novo presidente do Cade é nomeado e pode definir fusão Kroton/Estácio

.

JULIO WIZIACK

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O advogado Alexandre Barreto de Souza tomou posse como presidente do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) nesta quinta-feira (22), mesmo dia em que sua nomeação saiu publicada no "Diário Oficial".

Barreto de Souza comandará o órgão de defesa da concorrência por quatro anos e assume no momento em que o tribunal se prepara para decidir um caso controverso: a compra da Estácio pela Kroton, negócio que criará no setor uma gigante de R$ 30 bilhões.

O julgamento está marcado para quarta (28), e o voto do novo presidente poderá reverter a decisão do tribunal, que hoje ainda conta com cinco conselheiros —o total são sete.

Hoje, três consideram vetar a transação e dois são favoráveis desde que algumas condições sejam aceitas. Indicado para o conselho, Maurício Bandeira Maia ainda não tomou posse.

O voto do presidente será decisivo. Caso decida-se pela aprovação, haverá empate no conselho e, nesse caso, caberá a ele o voto de desempate.

Muitos consideram que Barreto de Souza pedirá vista do processo, mas pessoas próximas a ele dizem que o novo presidente vinha acompanhando o caso e deve participar do julgamento.

Ex-auditor do TCU (Tribunal de Contas da União), ele é considerado conservador em suas decisões e, desde que foi indicado ao cargo, vinha estudando direi- to econômico, o regimento do Cade, as últimas decisões do conselho e os casos mais polêmicos que entrarão na pauta.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Economia

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber