MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Vietnã diz que Google vai ajudar a retirar conteúdo contrário ao governo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governo do Vietnã disse, nesta sexta-feira (26), que vai contar com a Alphabet, holding controladora do Google, para eliminar informações contrárias às autoridades nas suas plataformas. O Vietnã, que se declara comunista, t

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.05.2017, 16:05:10 Editado em 26.05.2017, 18:21:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governo do Vietnã disse, nesta sexta-feira (26), que vai contar com a Alphabet, holding controladora do Google, para eliminar informações contrárias às autoridades nas suas plataformas.

continua após publicidade

O Vietnã, que se declara comunista, tem um histórico de perseguir grupos de dissidência e de direitos humanos, e países ocidentais têm criticado o país pelas prisões de blogueiros contrários ao governo.

Em fevereiro, o país se queixou do conteúdo antigoverno no Facebook e no YouTube, o canal de vídeos do Google, pressionando as empresas locais a conter os esforços de publicidade até que as empresas de mídia social encontrassem uma solução.

continua após publicidade

O governo considera o conteúdo de oposição ofensivo e "tóxico". Nesta sexta-feira, o primeiro-ministro vietnamita, Nguyen Xuan Phuc, se encontrou com o presidente de conselho do Google, Eric Schmidt. Segundo o site do governo, a Alphabet teria se comprometido a colaborar com a censura na internet.

"O Sr. Eric Schmidt disse que vai cooperar de perto com o Vietnã para remover informação tóxica violando as leis vietnamitas e vai considerar abrir escritório de representação no país", informou o governo.

O Google, por sua vez, disse que não tem planos imediatos de abrir escritório no Vietnã.

continua após publicidade

"Temos claras políticas para pedidos de retirada [de conteúdo] de governos de todo o mundo, e essas políticas não mudaram", afirmou o porta-voz da empresa, Taj Meadows, por email.

"Dependemos que os governos nos notifiquem do conteúdo que eles acreditam ser ilegal por meio de processos oficiais e, quando apropriado, restringiremos o mesmo após uma avaliação completa", acrescentou.

O YouTube e o Facebook respondem por dois terços do mercado de mídias digitais do Vietnã, conforme a agência doméstica "Isobar Vietnã".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Vietnã diz que Google vai ajudar a retirar conteúdo contrário ao governo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!