Mais lidas
Economia

Petrobras exerce preferência sobre três áreas do pré-sal

.

NICOLA PAMPLONA

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A Petrobras decidiu exercer o direito de preferência sobre 3 das 8 áreas do pré-sal que serão leiloadas pelo governo em 2017.

Isso significa que, independente do consórcio vencedor das disputas, a estatal terá o direito de escolher se quer ser operadora, com uma participação mínima de 30% nos projetos..

As áreas escolhidas são Sapinhoá, da segunda rodada de licitações do pré-sal, Peroba e Alto de Cabo Frio Central, ambas da terceira rodada.

Se permanecer com a participação de 30%, a Petrobras gastará R$ 810 milhões nos leilões, marcados para o fim de outubro.

No primeiro leilão do pré-sal, que ofereceu a área de Libra, por exemplo, a empresa pegou uma fatia adicional de 10%, ficando com 40% do consórcio.

Sapinhoá é uma área já em produção, operada pela Petrobras. O governo está leiloando um pedaço da reserva que se estende para fora da concessão original.

Peroba está perto do campo de Lula, o maior produtor do país, também operado pela Petrobras.

Já Alto de Cabo Frio Central fica em uma região ainda com pouca exploração no pré-sal.

Segunda a empresa, o exercício de direito de preferência previsto em lei "está alinhado com os fundamentos de seu plano estratégico, que prevê a sustentabilidade da produção de óleo e gás, com fortalecimento do portfólio exploratório e atuação em parcerias".

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber