MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Investidores adotam pessimismo e deixam ativos brasileiros

DANYLO MARTINS SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A crise política, acentuada nos últimos dias com as denúncias contra o presidente Michel Temer, causou um "golpe significativo" na agenda das reformas, principalmente a da Previdência, diz Axel Christensen, estr

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.05.2017, 13:45:09 Editado em 19.05.2017, 13:45:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DANYLO MARTINS

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A crise política, acentuada nos últimos dias com as denúncias contra o presidente Michel Temer, causou um "golpe significativo" na agenda das reformas, principalmente a da Previdência, diz Axel Christensen, estrategista-chefe de investimentos para a América Latina e Iberia da gestora americana BlackRock, em comunicado.

"Como esperado, os investidores saíram dos ativos brasileiros", diz o documento assinado por Christensen. As perspectivas para os mercados dependem da rapidez com que uma solução institucional possa ser alcançada, escreve ele.

continua após publicidade

"O efeito da situação no Brasil ainda é altamente incerto, enquanto se aguarda a confirmação das acusações, mas uma investigação judicial pode levar a outro processo de impeachment."

Para James Gulbrandsen, chefe de investimentos para a América Latina da NCH Capital, gestora americana especializada em mercados emergentes, se as gravações contra Temer forem comprovadas, o investidor estrangeiro vai concluir que o Brasil não é um Estado de Direito.

"O estrangeiro está mais focado na resolução da corrupção do país. Mas se as alegações forem provadas, o investidor vai resgatar o investimento dele e não vai voltar logo", diz.

continua após publicidade

Segundo ele, a probabilidade de as reformas trabalhista e da Previdência continuarem neste momento é muito baixa. "Acho pouco provável que as reformas continuem dessa forma, até que essa situação fique mais estável", afirma.

"O governo tem de vender as reformas para a população. Quando aparece que o governo está envolvido em corrupção, é muito difícil de convencer o povo brasileiro sobre as reformas."

CORTE DOS JUROS

continua após publicidade

Gulbrandsen prevê que o Banco Central diminua o ritmo de corte da taxa básica de juros (Selic). Para ele, há condições de uma redução dos juros, porque a inflação está sob controle, mas provavelmente não será um corte de 1,25 ponto percentual como o mercado estava esperando.

Ele acredita em uma redução de pelo menos 1% na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Investidores adotam pessimismo e deixam ativos brasileiros"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!