Facebook Img Logo
Mais lidas
Economia

Decisão do TCU motivou operação investigando apoio do BNDES à JBS

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) motivou a deflagração da Operação Bullish da Polícia Federal, que investiga possíveis irregularidades em apoios financeiros do BNDES à JBS.

Em abril, o tribunal pediu a abertura de tomada de contas sobre os empréstimos do BNDES à empresa, como antecipou a Folha de S.Paulo.

Em comunicado enviado pelo tribunal nesta sexta-feira (12), o TCU afirmou que considerou irregulares as operações de crédito e de mercado de capitais realizadas pelo BNDES com a JBS para a compra da norte-americana Swift.

"O TCU avaliou que o BNDESPar utilizou recursos superiores ao necessário, sem análise aprofundada da viabilidade econômica do investimento e sem acompanhamento posterior adequado da operação. De acordo com o tribunal, a transação representou risco de investimento para o BNDES e custo zero para a JBS", afirma o TCU.

O órgão afirma que atuou em parceria com a a Polícia Federal, que, nesta sexta, anunciou que está investigando os aportes concedidos à empresa pela BNDESPAr, subsidiária do BNDES, a partir de junho de 2007.

A decisão do TCU determinou que os responsáveis pela JBS "apresentem justificativas ou recolham aos cofres do BNDESPar R$ 70 milhões atualizados monetariamente".

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Economia

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber