MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Reforma da Previdência é necessária para cumprir teto, diz Meirelles

DANYLO MARTINS SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, voltou a afirmar nesta quarta-feira (10) que há sinais claros da retomada do crescimento na economia. "Estamos saindo da pior recessão da história do país", disse ao di

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.05.2017, 15:00:08 Editado em 10.05.2017, 15:00:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DANYLO MARTINS

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, voltou a afirmar nesta quarta-feira (10) que há sinais claros da retomada do crescimento na economia. "Estamos saindo da pior recessão da história do país", disse ao discursar durante a nona edição do Congresso de Fundos de Investimento, realizado pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), em São Paulo.

Segundo o ministro, a reforma da Previdência dá mais segurança para o país cumprir o teto de gastos públicos. "Por isso, a reforma da Previdência é fundamental", disse. Em seu discurso, o ministro enfatizou o potencial de retomada do investimento como um dos fatores para o crescimento, diferentemente de períodos anteriores, quando o crédito foi o principal responsável pela expansão econômica.

continua após publicidade

Entre os fatores que indicam a recuperação, o ministro citou o crescimento da massa salarial real de 3% no primeiro trimestre. "O trabalhador ganhou poder de compra", afirmou Meirelles. Segundo ele, o consumo também está sendo favorecido pela liberação das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço).

Meirelles destacou que o setor agrícola vem liderando o processo de crescimento. Antes, o Conab previa safra de 212 milhões de toneladas, o representava crescimento de 14% sobre o ano anterior, mas o aumento acabou sendo de 22%, exemplificou o ministro. "A produtividade no campo cresceu, com controle maior de pragas. O nível de tecnologia é alto, tudo é automático, o que mostra um caminho a ser seguido pela economia brasileira como um todo", declarou.

O ministro defendeu que a retomada é baseada em um conjunto de reformas microeconômicas, confiança e melhores fundamentos. "A ideia é criar um país mais próspero", afirmou. Entre as medidas, Meirelles mencionou a mudança da TJLP para TLP, no início do próximo ano, com indexação às NTN-Bs (Notas do Tesouro Nacional - Série B). "Com a política fiscal responsável, a expectativa é que caia o custo da NTN-B e a TLP seja convertida para taxas de mercado."

continua após publicidade

Meirelles citou, ainda, a diminuição do chamado Credit Defaut Swap (CDS) do Brasil -que mede o nível de risco de crédito de um país- como um dos fatores que sinalizam a retomada. "O risco de crédito está melhorando muito. Estava em 500 pontos no começo de 2016 e agora está ao redor de 215", disse.

PLANEJAMENTO

Em discurso no mesmo evento, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, afirmou que o governo não teme ter o texto da reforma modificado no plenário da Câmara ou do Senado.

"A reforma que está aí é uma reforma equilibrada. De um lado contempla essas questões de apelo social e político. De outro lado, gera impacto fiscal suficiente para nós termos uma melhora significativa das condições econômicas do país."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Reforma da Previdência é necessária para cumprir teto, diz Meirelles"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!