MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

ATUALIZADA - Relator da Previdência recua e tira benefício de agente penitenciário

LAÍS ALEGRETTI E DANIEL CARVALHO BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Instantes depois de ter anunciado um benefício aos agentes penitenciários, o relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), voltou atrás. A justificativa do relator

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.05.2017, 17:10:13 Editado em 03.05.2017, 17:10:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

LAÍS ALEGRETTI E DANIEL CARVALHO

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Instantes depois de ter anunciado um benefício aos agentes penitenciários, o relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), voltou atrás.

A justificativa do relator foi que parlamentares alegaram que o Legislativo estava atendendo o pedido de um grupo que fez um movimento "contra a lei brasileira", ao invadir o Ministério da Justiça na tarde desta terça-feira (2).

continua após publicidade

"Desde o momento em que acabei de ler meu parecer, recebi uma centena de mensagens de WhatsApp de parlamentares absolutamente revoltados com essa condição", afirmou. "Estou retirando do texto os agentes penitenciários".

Mais cedo, o texto apresentado por Oliveira Maia abria a possibilidade para que os agentes penitenciários tivessem regras mais benéficas de aposentadoria, com normas iguais a de policiais federais e legislativos no futuro.

O relator lembrou que o assunto pode ser tratado, agora, em destaques ao texto. "Não vou transformar este relatório em uma polêmica desnecessária", disse.

continua após publicidade

Em seguida, o presidente da comissão, deputado Carlos Marun (PMDB-MS), afirmou que é "justa" a inclusão dos agentes penitenciários, mas defendeu que os parlamentares não deveriam ceder à pressão da categoria.

"Eu me rendo às manifestações que recebi alertando para o fato de que estávamos passando à sociedade uma imagem equivocada. Quebrou pouca coisa, mas foi uma invasão, um movimento violento. O fato de estarmos cedendo hoje estava sendo interpretado por muitos como rendição da Câmara a um fato que não é admissível", afirmou.

A chamada bancada da bala tem pressionado o relator para que inclua categorias de profissionais da segurança pública nas regras mais favorecidas.

continua após publicidade

O deputado Major Olímpio (SD-SP), que levantou a voz diversas vezes durante a sessão, criticou o recuo e disse que é "uma falta de respeito com 150 mil profissionais". "O seu trabalho está muito mais adequado do que o 'zap' do deputado que tem que depositar o seu voto para ter o seu carguinho", afirmou ao relator.

Apesar de a sessão da comissão ter sido marcada para 10h30 e ter iniciado às 11h, o encaminhamento da votação só começou perto das 17h. A reunião foi interrompida três vezes devido a ajustes no relatório.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Relator da Previdência recua e tira benefício de agente penitenciário"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!