MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

PSDB vai tirar de comissão deputado contrário à reforma da Previdência

BRUNO BOGHOSSIAN E PAULO GAMA BRASÍLIA, DF, E SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O PSDB decidiu tirar da comissão especial da reforma da Previdência o deputado Eduardo Barbosa (MG), que é contrário ao relatório que propõe novas regras de aposentadoria no país.

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.05.2017, 19:15:04 Editado em 02.05.2017, 19:15:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRUNO BOGHOSSIAN E PAULO GAMA

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF, E SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O PSDB decidiu tirar da comissão especial da reforma da Previdência o deputado Eduardo Barbosa (MG), que é contrário ao relatório que propõe novas regras de aposentadoria no país. Ele é membro titular da comissão e deve ser substituído por outro deputado tucano, favorável ao projeto, nesta quarta-feira (3).

O partido tem direito a três votos na comissão e estava sob pressão de ministros e líderes da base aliada do presidente Michel Temer para entregar todos a favor da reforma. Os outros dois integrantes, Marcus Pestana (MG) e Giuseppe Vecci (GO), devem votar "sim".

continua após publicidade

Segundo a reportagem apurou, o líder do PSDB na Câmara, Ricardo Tripoli (SP), procurou os três parlamentares nos últimos dias para tentar garantir que eles votariam a favor do texto. Barbosa foi o único que permaneceu contrário à proposta.

"Eu deixei o líder do partido à vontade. Se houver qualquer constrangimento, posso ser substituído", disse Barbosa à reportagem.

Para aprovar o relatório, o governo precisa ter 19 dos 37 votos da comissão. Articuladores do Palácio do Planalto estimam que há 23 deputados favoráveis ao texto, o que representa uma margem relativamente magra de vitória.

continua após publicidade

O presidente da comissão da reforma da Previdência, Carlos Marun (PMDB-MS), marcou a votação do relatório para a manhã desta quarta (3). Ele disse ter certeza de que o governo conseguirá aprovar o texto.

Depois da aprovação na comissão, a proposta de reforma será levada ao plenário da Câmara, onde precisa de 308 votos para ser aprovada.

O governo sabe que ainda não tem o apoio desse número de deputados, o que levou o Planalto a rever o cronograma de votações. A ideia original era votar o texto no plenário na segunda semana de maio, mas já admite adiar essa votação em pelo menos três semanas.

Agora, articuladores de Temer acreditam ser possível conseguir os 308 votos até a última semana de maio, possibilitando a votação em plenário na primeira semana de junho. Depois, a proposta ainda precisa ser votada no Senado, o que pode acontecer apenas no segundo semestre.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "PSDB vai tirar de comissão deputado contrário à reforma da Previdência"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!