MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Vendas em supermercados caíram 1,5% em 2016, diz associação

FILIPE OLIVEIRA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As vendas em supermercados caíram 1,5% em 2016, segundo índice divulgado pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) nesta terça-feira (2). O faturamento do setor somou R$ 338 bilhões no ano passado, u

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.05.2017, 12:40:04 Editado em 02.05.2017, 12:40:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

FILIPE OLIVEIRA

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As vendas em supermercados caíram 1,5% em 2016, segundo índice divulgado pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) nesta terça-feira (2).

O faturamento do setor somou R$ 338 bilhões no ano passado, um crescimento nominal de 7,1%. O percentual não desconta a inflação média de 8,8% em 2016 apurada por índice usado pelo setor para corrigir o valor nominal pela inflação.

continua após publicidade

O número de lojas cresceu 0,5% em 2016, chegando a 89 mil.

Quando considerado apenas o varejo paulista, houve crescimento de 1,1%, já após o desconto da inflação. O setor faturou R$ 102 bilhões no Estado no ano.

Rodrigo Mariano, gerente de economia e pesquisa da Apas (Associação Paulista de Supermercados), afirmou que o setor sofreu com a recessão econômica, porém em nível menor do que outros segmentos, por oferecer produtos de primeira necessidade.

continua após publicidade

Entre os fatores que atrapalharam as vendas em supermercados, Mariano destaca alto desemprego e inflação durante o ano e a elevada carga tributária do segmento.

O setor supermercadista espera alta entre 1,5% e 2,5% em 2017, tanto no Estado de São Paulo quanto nacionalmente.

Segundo Mariano, o crescimento virá especialmente no último trimestre do ano, período para o qual a associação espera retomada do emprego e ganho de poder de compra dos consumidores, em razão da queda da inflação e a realização de reajustes salariais acima dela.

continua após publicidade

De janeiro a março, o setor acumulou queda de 1,5% em São Paulo. A Apas esperava queda ainda maior, de 2%, segundo Mariano.

COMPORTAMENTOS

continua após publicidade

Pesquisa da Nielsen também apresentada nesta terça-feira mostra mudanças de comportamento de consumidores para ajustar suas compras ao cenário de crise.

O levantamento mostrou que 42% deles passaram a comprar marcas mais baratas, 22% passaram a consumir menos e ir menos a supermercados, sem trocar marcas.

Outros 5% passaram a comer fora de casa com menos frequência e reduzir gastos com lazer e outros 5% diminuíram consumo de bens-duráveis e vestuário.

Outra pesquisa, da Kantar, mostrou que o principal fator de escolha de lojas por consumidores em 2016 foram promoções, que foi apontada por 55% dos consumidores. Confiança ficou em segundo lugar, com 51% e qualidade dos produtos em terceiro, com 50%.

Os dados foram divulgados na abertura da Apas Show, feira do setor de supermercados internacional que acontece nesta semana em São Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Vendas em supermercados caíram 1,5% em 2016, diz associação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!