Mais lidas
Economia

BC voltará a cortar taxa de juros em 1 ponto percentual, diz pesquisa Focus

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Economistas veem manutenção do ritmo de corte da Selic na próxima reunião do Banco Central, diante das expectativas cada vez mais baixas para a inflação, mostrou a pesquisa Focus do BC feita na semana passada e divulgada nesta segunda-feira (17).

O levantamento mostra que a previsão é de que em maio, quando o Copom (Comitê de Política Monetária) se reúne novamente, o BC voltará a reduzir a Selic em 1 ponto percentual. Para o fim do ano e 2018, as estimativas não mudaram, e apontam taxa básica de juros de 8,5%.

Na semana passada, diante da perda de força da inflação e em meio à atividade econômica ainda fraca, o BC acelerou o passo e reduziu a Selic em 1 ponto percentual, para 11,25% ao ano. Até então, haviam sido duas quedas de 0,25 ponto cada e outras duas de 0,75 ponto.

No comunicado, O BC considerou o atual ritmo de corte da taxa “adequado”, mas ressaltou que a “atual conjuntura econômica recomenda monitorar a evolução dos determinantes do grau de antecipação do ciclo”.

Agora, os especialistas aguardam a divulgação da ata da reunião, amanhã, para calibrar suas apostas.

A perspectiva para a inflação deste ano permaneceu em trajetória de queda no levantamento com uma centena de especialistas, recuando 0,03 ponto percentual, para 4,06%. Para 2018 também houve redução, com o IPCA subindo 4,39 %, sobre 4,46% anteriormente indicado.

Em relação à economia, os economistas veem agora crescimento de 0,40% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2017, 0,01 ponto percentual a menos, mantendo a expectativa de expansão de 2,5% no ano que vem.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber