MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Em 200 frases, livro reúne a ironia e o pragmatismo de Delfim Netto

FILIPE OLIVEIRA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - "A parte mais sensível do corpo humano é o bolso." Frases como essa, do ex-ministro da fazenda Delfim Netto, dão o tom do livro "O Homem Mais Realista do Brasil", coletânea que reúne 200 citações do economista,

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.04.2017, 06:40:03 Editado em 09.04.2017, 06:40:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

FILIPE OLIVEIRA

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - "A parte mais sensível do corpo humano é o bolso."

Frases como essa, do ex-ministro da fazenda Delfim Netto, dão o tom do livro "O Homem Mais Realista do Brasil", coletânea que reúne 200 citações do economista, em sua maioria abundantes em pragmatismo e ironia.

continua após publicidade

Elas foram reunidas pelo jornalista Aristóteles Drummond e chegam ao mercado em edição da maranhense Livraria Resistência Cultural.

O conjunto traz alfinetadas para petistas e tucanos. De Lula, é dito que pensa que até a alta do nível do mar foi obra sua. De Fernando Henrique, que quebrou o país após surfar no Plano Real.

"Jornalismo de economia não é uma coisa nem outra" e "O sujeito que pensa que vai viajar de ônibus grátis tem que entender que vai pagar mais no feijão" são algumas das várias tiradas.

continua após publicidade

O trabalho levou quatro meses e envolveu pesquisa em livros, jornais e na internet e conversas com amigos seus e de Delfim, diz.

Drummond conta ter conhecido Delfim nos anos 1960, quando o economista era ministro da Fazenda e ambos frequentavam o mesmo restaurante, próximo ao Copacabana Palace, no Rio.

AI5

continua após publicidade

Em duas frases selecionadas por Drummond, Delfim afirma sua convicção de que fez a coisa certa ao assinar, em 1968, o AI-5 (ato institucional que deu poderes extraordinários ao governo e endureceu a repressão a opositores da ditadura militar).

Drummond, que diz ser conservador e ter apoiado o governo militar, entende a opção como parte do pragmatismo de Delfim.

continua após publicidade

Drummond conta que a obra foi feita com consentimento de Delfim, porém sem sua participação, pois ele "não queria parecer vaidoso". "Foi uma luta longa para convencê-lo. Escrevi um terço do livro e mandei para ele. Aí sim ele autorizou."

A obra também traz 12 colunas de Delfim Netto publicadas na Folha de S.Paulo.

Antes de selecionar as frases de Delfim, Drummond catalogou as 200 melhores frases do também economista Roberto Campos. Seu projeto futuro é selecionar as melhores citações de Ives Gandra.

O Homem mais Realista do Brasil - As Melhores Frases de Delfim Netto

AUTOR Aristóteles Drummond

EDITORA Livraria Resistência Cultural

QUANTO R$ 50 (148 págs.)

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Em 200 frases, livro reúne a ironia e o pragmatismo de Delfim Netto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!