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Sem regulação, trabalhar para político é arriscado, afirma publicitário

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O publicitário Eduardo Fischer, fundador e presidente da Agência Fischer, uma das mais tradicionais do mercado publicitário, acredita que, na situação atual, é praticamente impossível fazer marketing político. Em entrevista n

Da Redação

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Escrito por Da Redação
Publicado em 08.04.2017, 02:00:09 Editado em 08.04.2017, 02:00:12
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SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O publicitário Eduardo Fischer, fundador e presidente da Agência Fischer, uma das mais tradicionais do mercado publicitário, acredita que, na situação atual, é praticamente impossível fazer marketing político.

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Em entrevista na Arena do Marketing, uma parceria da Folha de S.Paulo com a faculdade ESPM, Fischer defendeu uma reforma política que regularize a parte da publicidade. "Hoje não está muito claro o que é ou não legal. É quase crime você trabalhar para um político. Você não tem como receber. O cara não tem como te pagar, o dinheiro que vem é escuso", afirmou.

A seguir, os principais trechos da entrevista de Fischer, conduzida pela jornalista Joana Cunha, e que contou com a participação do publicitário Dalton Pastore, presidente da ESPM.

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MARKETING POLÍTICO

Eu estava nos Estados Unidos e jantei com um grupo de empresários. Um deles disse: "eu acabo de oferecer US$ 5 milhões a cada senador republicano que votar contra o Donald Trump no caso do Obamacare [programa americano de saúde pública do ex-presidente Obama]". O empresário não foi preso, não é corrupção nem nada, porque lá existe um sistema de lei que protege lobbys abertos, investimentos, onde tudo é declarado. Isso influenciou minha decisão de não trabalhar com campanha. Hoje em dia não está muito claro o que é ou não legal. É quase crime você trabalhar para um político. Você não tem como receber. O cara não tem como te pagar, o dinheiro que vem é escuso. Óbvio que tem que ser feita uma reforma política para que se consiga organizar esse lado da publicidade, está tudo muito obscuro. Hoje é até complicado você ter uma conta pública. O seu telefone já pode estar grampeado. É perigosa a forma como está isso está sendo conduzido.

CRISE DE IMAGEM

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Não existe uma regra sobre como lidar com crise [de imagem]. Para cada uma, há um remédio diferente para resolver. Mas o tratamento inicial é sempre o mesmo: reunir especialistas, identificar de onde vem o problema e ver onde você pode atuar para dizimá-la o mais rápido possível. A Operação Carne Fraca [que apontou irregularidades de fiscalização em empresas como BRF e JBS] teve um efeito sobre a imagem limitada. Não conseguiram provar nada, o que aconteceu foi um malefício absurdo para as exportações [a Agência Fischer tem as contas de marcas do holding J&F, como JBS, Vigor e Banco Original].

Dalton Pastore: "A operação da Polícia Federal não foi o seu case mais brilhante, cometeu erros. A própria opinião pública se concentrou em outra direção, ninguém acreditou que foi daquele jeito."

Fischer: "Mas a operação poderia ter provocado consequências irreversíveis na imagem da carne brasileira, que levou mais de 30 anos para ser construída."

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BANCO ORIGINAL

No início de 2015, havia poucas experiências no mundo com bancos digitais de varejo. O objetivo era lançar um novo banco, mas o momento era difícil: o país passava por uma grande crise financeira e econômica. Estava no nosso planejamento inicial fazer um comercial com o agora ministro Henrique Meirelles [Fazenda], que estava à frente do projeto. Foi roteirizado, desenhado, planejado, mas não chegou a ser filmado. Na última hora, ele recebeu o convite do presidente [Michel] Temer e aceitou. A campanha foi um sucesso, ultrapassou as metas iniciais colocadas pelo banco.

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HÁBITOS

O que existe de mais difícil no marketing não é lançar produtos, é criar um novo hábito. Um exemplo é a sandália Havaianas. Hoje todo mundo usa. Mas antes, chinelo era produto que soltava as tiras e tinha cheiro. As Havaianas eram conhecidas como os chinelos que não soltavam as tiras, que não tinham cheiro, mas eram usadas por pedreiros. Hoje é moda no mundo inteiro.

RAIO-X

EDUARDO FISCHER

CARGO Publicitário e fundador da Agência Fischer

PRINCIPAIS CLIENTES JBS, Flora, Vigor e Sabesp

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