MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

ATUALIZADA - Liminar ameaça abertura de agências da Caixa para tirar dúvidas sobre FGTS

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma decisão liminar (provisória) da Justiça do Trabalho de São Paulo impede a abertura de agências da Caixa neste sábado (18) e nos dias 11 e 12 de março. Decisões semelhantes foram proferidas em Mato Grosso e Rio Grande do No

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.02.2017, 22:36:51 Editado em 17.02.2017, 22:40:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma decisão liminar (provisória) da Justiça do Trabalho de São Paulo impede a abertura de agências da Caixa neste sábado (18) e nos dias 11 e 12 de março. Decisões semelhantes foram proferidas em Mato Grosso e Rio Grande do Norte, segundo membros do sindicato dos Bancários de São Paulo. A Caixa informou que vai recorrer da decisão.

continua após publicidade

O banco público planejava abrir 1.800 agências neste sábado para que trabalhadores pudessem tirar dúvidas sobre o saque do valor das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Na terça, o governo anunciou que a retirada do dinheiro parado no fundo ocorrerá de março a julho, conforme o mês de nascimento do trabalhador. Cerca de 30 milhões de brasileiros terão dinheiro para sacar nos próximos meses.

São contas inativas aquelas de contratos de trabalho antigos, dos quais o cotista pediu demissão ou foi demitido por justa causa. Poderá ser retirado o dinheiro das contas que ficaram inativas até 31 de dezembro de 2015.

continua após publicidade

Segundo representante dos trabalhadores da Caixa, o sábado é um dia de descanso remunerado. Para a abertura de agências nesse dia, o banco precisaria negociar com o sindicato ou ter autorização do Ministério do Trabalho. No entanto, a Caixa teria apenas enviado a lista de agências que deveriam abrir aos sábados, sem informar quantos funcionários seriam convocados.

A decisão da juíza Ana Carolina Nogueira da Silva destaca que a abertura das agências fora do horário normal é permitida em casos de "necessidade imperiosa", o que não ocorre com a liberação do FGTS das contas inativas, diz. Ela afirma que a legislação trabalhista aceitaria a abertura em caso de força maior ou então a conclusão de serviços inadiáveis, que se não fossem cumpridos, causariam prejuízo.

A Caixa planeja abrir agências um sábado por mês, das 9h às 15h, entre fevereiro e julho, para diluir o maior fluxo de pessoas nas agências. A exceção é abril, que terá dois feriadões.

continua após publicidade

Neste fim de semana, que ainda não será possível sacar o FGTS, a instituição esperava tirar dúvidas dos trabalhadores e emitir o cartão do cidadão e senhas.

A Caixa não informou quantas agências devem deixar de abrir por causa das decisões. O banco disponibiliza em seu site lista com as agências que deveriam abrir no sábado em todo o país.

Com o cartão do cidadão, o cotista que tiver até R$ 3.000 poderá sacar o dinheiro em lotéricas e nos caixas eletrônicos da Caixa, fugindo das filas esperadas nas agências.

Para diminuir filas, a Caixa orienta que os trabalhadores também acessem o site www.caixa.gov.br/contasinativas ou liguem para 0800 726 2017 ou 0800 726 0207 para tirar dúvidas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Liminar ameaça abertura de agências da Caixa para tirar dúvidas sobre FGTS"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!