MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

ATUALIZADA - Criação de vagas nos EUA fica abaixo do esperado, mas salários avançam

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos aumentou menos do que o esperado em dezembro, mas uma recuperação dos salários indica ímpeto sustentado do mercado de trabalho, o que abre espaço para crescimento mais forte da

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.01.2017, 14:21:08 Editado em 06.01.2017, 14:25:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos aumentou menos do que o esperado em dezembro, mas uma recuperação dos salários indica ímpeto sustentado do mercado de trabalho, o que abre espaço para crescimento mais forte da economia e novos aumentos da taxa de juros do país neste ano.

continua após publicidade

Os EUA criaram 156 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola no mês passado, informou o Departamento do Trabalho nesta sexta-feira (6).

Pesquisa da Reuters apontava para a criação de 178 mil vagas. Os dados de outubro e novembro foram revisados para mostrar 19 mil vagas a mais do que informado anteriormente. E a economia criou 2,16 milhões de vagas em 2016.

continua após publicidade

A renda média por hora aumentou em US$ 0,10, ou 0,4%, beneficiando-se de uma questão de calendário, após cair 0,1% em novembro. Isso impulsionou o aumento na comparação anual do salário médio por hora em 2,9%, a maior alta desde junho 2009, ante 2,5% na comparação anual em novembro.

A taxa de desemprego atingiu 4,7%, ante a mínima de nove anos de 4,6% em novembro, à medida que mais pessoas entraram na força de trabalho, sinal de confiança no mercado de trabalho.

O relatório se somou aos dados que abrangem de moradia até indústria e vendas de automóveis, sugerindo que o presidente eleito nos Estados Unidos, Donald Trump, está herdando uma economia forte da administração de Barack Obama.

continua após publicidade

Trump, que assume em 20 de janeiro, prometeu aumentar os gastos com a infraestrutura do país, cortar impostos e relaxar regulamentos. Estas medidas devem impulsionar o crescimento neste ano.

Mas a proposta de política fiscal expansionista poderia aumentar o deficit orçamentário. Isso, junto com o crescimento econômico mais rápido e o mercado de trabalho -que deve chegar ao pleno emprego neste ano-, poderia levantar preocupações de que o Federal Reserve (Fed, banco central americano) possa aumentar ainda mais os juros.

O Fed elevou sua taxa de juros no mês passado em 0,25 ponto percentual e previu três altas neste ano.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Criação de vagas nos EUA fica abaixo do esperado, mas salários avançam"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!