MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Start-ups financeiras vão reduzir margens dos bancos, diz Setubal

FILIPE OLIVEIRA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O avanço das start-ups do setor financeiro, companhias iniciantes conhecidas também como fintechs, vai pressionar as margens dos bancos e obrigá-los a uma revolução interna, disse Roberto Setubal, presidente do

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.10.2016, 21:22:46 Editado em 19.10.2016, 21:25:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

FILIPE OLIVEIRA

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O avanço das start-ups do setor financeiro, companhias iniciantes conhecidas também como fintechs, vai pressionar as margens dos bancos e obrigá-los a uma revolução interna, disse Roberto Setubal, presidente do Itaú.

Ele participou nesta quarta-feira (19) de comemoração ao primeiro aniversário do Cubo, prédio criado pelo Itaú e pelo fundo de capital de risco Redpoint eventures para abrigar companhias iniciantes e eventos de empreendedorismo.

continua após publicidade

A mudança no setor acontece porque essas companhias trabalham com custos menores do que grandes corporações do segmento, segundo o executivo.

Elas, em geral, não possuem agências nem grande infraestrutura de informação antiga, construída ao longo de décadas.

"A boa notícia é que tudo isso também está disponível para nós", disse.

continua após publicidade

Como resposta, o Itaú deverá aumentar o uso de novas tecnologias (como Big data e inteligência artificial), reduzir o número de agências e oferecer mais canais de atendimento on-line.

Como vantagem do banco em relação às novatas, Setubal aponta a grande variedade de serviços que ele consegue realizar. Enquanto uma fintech, em geral, é boa em apenas um serviço, o Itaú realiza mais de 1.000, o que traz conveniência ao cliente, afirmou.

Outra novidade trazida pelas fintechs para a qual os bancos buscam meios de se adaptar é a facilidade de uso de serviços que elas oferecem aos clientes.

continua após publicidade

Setubal disse que o banco já se movimenta para fazer isso, com novas gerações de aplicativos em desenvolvimento, por exemplo.

Segundo o executivo, o banco olha atentamente às soluções criadas por fintechs e se inspira nelas. E, se for o caso, não tem vergonha em "copiá-las humildemente", diz.

"Embora as fintechs ainda sejam muito pequenas, se não reagirmos já, o tempo acaba. E esse processo é rápido."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Start-ups financeiras vão reduzir margens dos bancos, diz Setubal"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!