MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Maia critica nota do Ministério Público contra teto dos gastos de governo

VALDO CRUZ BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), soltou nota neste sábado (08) defendendo a proposta do governo Temer de criar o teto dos gastos públicos e criticou documento contra a medida divulgado pel

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.10.2016, 15:13:34 Editado em 08.10.2016, 15:15:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

VALDO CRUZ

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), soltou nota neste sábado (08) defendendo a proposta do governo Temer de criar o teto dos gastos públicos e criticou documento contra a medida divulgado pela Procuradoria-Geral da República.

Maia refuta as críticas da Secretaria de Relações Institucionais da Procuradoria-Geral da República, de que a criação do teto dos gastos públicos seria inconstitucional e desrespeitaria a separação dos Poderes, transformando o Executivo num superórgão.

continua após publicidade

"Nada está, contudo, mais distante da realidade. Primeiro, o objetivo [da medida] é exatamente impedir a deterioração das instituições do Estado, algo que inexoravelmente ocorrerá se chegarmos a um patamar de dívida bruta equivalente a 130% do PIB", diz o presidente da Câmara dos Deputados, que apoia a medida do governo e marcou para esta segunda-feira (10) a votação da emenda constitucional em primeiro turno no plenário da Casa.

Em sua nota, Maia também rebate a crítica do Ministério Público Federal em relação ao período de vigência do mecanismo, de 20 anos, que, segundo o órgão, "extrapola o limite do razoável" e levaria a um enfraquecimento das instituições estatais. "O prazo de vinte anos não decorre de um capricho do governo federal, mas da profundidade da crise que enfrentamos", afirmou o deputado.

O presidente da Câmara diz ainda que o teto "não viola a autonomia dos Poderes Judiciário e Legislativo, do Ministério Público ou das instituições", lembrando que a autonomia está assegurada a esses órgãos na liberdade para, dentro da lei, elaborar suas propostas orçamentárias e gerir seus recursos.

continua após publicidade

Ao final do texto, Rodrigo Maia manda um recado aos autores da nota, dizendo estar "convicto de que o Ministério Público Federal não julga haver instituições mais indispensáveis que outras à realização dos fins constitucionais".

O Palácio do Planalto já havia divulgado nota na sexta-feira (07) em reação à posição da Procuradoria-Geral da República. O governo Temer lembrou que a Constituição já impõe limites à autonomia administrativa e financeira dos Poderes e do Ministério Público ao dizer que as propostas orçamentárias de cada órgão serão realizadas "dentro dos limites estipulados pela Lei de Diretrizes Orçamentárias", aprovada pelo Congresso Nacional.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Maia critica nota do Ministério Público contra teto dos gastos de governo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!