MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Inflação desacelera para 0,08% em setembro, aponta IBGE

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A inflação desacelerou em setembro para 0,08%, divulgou, na manhã desta sexta-feira (7) o IBGE. O indicador veio abaixo do verificado um mês antes, em setembro, de 0,44%. É a menor taxa para o mês de setembro desde 1998.

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.10.2016, 10:03:37 Editado em 07.10.2016, 10:05:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A inflação desacelerou em setembro para 0,08%, divulgou, na manhã desta sexta-feira (7) o IBGE. O indicador veio abaixo do verificado um mês antes, em setembro, de 0,44%. É a menor taxa para o mês de setembro desde 1998. A última vez que o país viu inflação em nível tão baixo foi em julho de 2014, quando esteve em 0,01%.

continua após publicidade

No acumulado do ano, a inflação foi de 5,51%. Já nos 12 meses encerrados em setembro, o indicador esteve em 8,48%, acima do teto da meta do governo, de 6,5%.

Houve uma queda generalizada de preços na virada de agosto para setembro. Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE, apenas três tiveram aceleração -habitação (0,63%), vestuário (0,43%) e comunicação (0,18%).

continua após publicidade

Outros três grupos tiveram queda no mês: alimentação e bebidas (-0,29%), artigos de residência (-0,23%) e transportes (-0,10%).

ALIMENTOS

O alívio no preço dos alimentos foi o principal motivo para a inflação mais branda em setembro.

continua após publicidade

O leite, por exemplo, que vinha de altas sistemáticas desde o início do ano, teve queda de 7,89% em setembro. No acumulado do ano, contudo, a alta é de 40,69%.

A queda de preço do produto, muito consumido pelos brasileiro, foi a de maior impacto positivo na inflação de setembro, de 0,10 pontos percentuais no indicador.

Produtos que tiveram altas expressivas no início do ano deram um refresco no bolso do brasileiro. Vilã da inflação no meio do ano, a batata inglesa registrou deflação de 19,24%.

Outros produtos básicos da dieta brasileira também caíram de forma significativa. Caso do alho (-7,45%), cenoura (-5,34%), feijão-carioca (-4,61%) e das hortaliças (-4,42%).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Inflação desacelera para 0,08% em setembro, aponta IBGE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!