MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Partidos da base de Temer 'fecham questão' a favor da PEC do teto

RANIER BRAGON BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Após uma maratona de encontros, jantares e cafés da manhã capitaneados pelo presidente Michel Temer e sua equipe econômica, os principais partidos da base governista decidiram "fechar questão" a favor da proposta

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.10.2016, 15:53:29 Editado em 05.10.2016, 15:55:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RANIER BRAGON

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Após uma maratona de encontros, jantares e cafés da manhã capitaneados pelo presidente Michel Temer e sua equipe econômica, os principais partidos da base governista decidiram "fechar questão" a favor da proposta de congelamento dos gastos federais, a chamada PEC do teto.

Nesta quarta-feira (5), PMDB, PSD e PR reuniram suas executivas para selar a decisão, que significa a punição -que pode chegar à expulsão- aos parlamentares que votarem contra a orientação partidária. O PSDB já havia adotado posição semelhante na véspera.

continua após publicidade

A resolução aprovada pelo PR, por exemplo, diz que considerará "infidelidade partidária" a desobediência à decisão da legenda, "acarretando ao parlamentar a instauração de procedimento ético-disciplinar perante ao Conselho de Ética."

O relatório final da proposta de limite dos gastos deve ser votado nesta quinta-feira (6) na comissão especial da Câmara. O governo pretende aprová-la em plenário na próxima segunda (10). Por se tratar de emenda à Constituição, são necessários os votos de pelo menos 308 dos 513 deputados, em dois turnos.

O objetivo do governo é aprovar a medida no Senado ainda este ano como forma de dar um sinal ao mercado de que trabalha para a austeridade das contas públicas. Em 2016 o governo espera uma meta de rombo em suas finanças de até R$ 170,5 bilhões.

continua após publicidade

Apesar do apoio, há resistência nas bancadas, o que já levou o governo a ceder. A base de cálculo do piso mínimo dos gastos com saúde em 2017, por exemplo, será de 15% da receita líquida, e não de 13,7%, como previa o texto original.

Deputados afirmam que outras mudanças podem ocorrer durante a tramitação.

Temer pretende reunir deputados em um grande encontro no domingo (9), véspera da possível votação em plenário, no Palácio da Alvorada. O objetivo é antecipar a chegada dos deputados a Brasília e mapear possíveis insatisfações de última hora.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Partidos da base de Temer 'fecham questão' a favor da PEC do teto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!