MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Aumento de cotas a países-membros será discutida em reunião do FMI

MAELI PRADO BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O FMI (Fundo Monetário Internacional) discutirá, na assembleia anual que realiza com o Banco Mundial nesta semana em Washington, um possível aumento dos seus recursos financeiros aos países-membros. O ministro da Fa

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.10.2016, 12:30:58 Editado em 03.10.2016, 12:35:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MAELI PRADO

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O FMI (Fundo Monetário Internacional) discutirá, na assembleia anual que realiza com o Banco Mundial nesta semana em Washington, um possível aumento dos seus recursos financeiros aos países-membros. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, participarão da reunião.

Segundo informou uma fonte do governo brasileiro nesta segunda-feira (3), a discussão será sobre se os recursos atuais são ou não adequados para fazer frente a eventuais crises da economia mundial. "Pode-se elevar as cotas sem mexer na distribuição. Há uma crescente consciência de que vai ser necessário aportar mais recursos", disse a fonte.

continua após publicidade

No início do ano, o Brasil passou a ser o décimo maior cotista do FMI, subindo quatro posições no ranking. Para cada país, o fundo atribui uma cota, que varia segundo sua posição na economia mundial. Atualmente, o Brasil possui 2,32% do total das cotas (o percentual anterior era 1,78%). "Além desse aumento, deve haver algum montante adicional de recursos".

Uma das discussões prioritárias na reunião do FMI é o crescimento da desigualdade no mundo, inclusive dentro de países ricos, e entender porque a produtividade da economia mundial não está crescendo, apesar do aumento do progresso tecnológico no mundo.

INVESTIDORES

continua após publicidade

Meirelles, que embarca nesta terça-feira (3) para Washington, terá reuniões bilaterais com os ministros de economia do Reino Unido, França e Austrália. O ministro ainda se reunirá, na quarta ou na quinta-feira, com representantes dos outros membros dos Brics (grupo de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia e China).

No sábado, o ministro viajará para Nova York, onde se encontrará com investidores internacionais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Aumento de cotas a países-membros será discutida em reunião do FMI"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!