MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Senado aprova medida para BB e Caixa comprar participação em empresas

MARIANA HAUBERT BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Senado aprovou nesta quarta-feira (2) uma medida provisória que autoriza o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal a comprar participação em empresas públicas ou privadas sediadas no Brasil. A medida ta

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.03.2016, 21:17:48 Editado em 27.04.2020, 19:52:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MARIANA HAUBERT
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Senado aprovou nesta quarta-feira (2) uma medida provisória que autoriza o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal a comprar participação em empresas públicas ou privadas sediadas no Brasil.
A medida também reabre o prazo para que clubes de futebol façam a adesão ao programa de parcelamento de dívidas previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte e autoriza a Lotex a explorar comercialmente eventos de apelo popular e não somente aqueles ligados ao futebol.
Com a aprovação da medida, os bancos estão autorizados até 31 de dezembro de 2018 a adquirirem as participações em empresas securitárias, previdenciárias e de capitalização, além dos ramos de atividades complementares às do setor financeiro, com ou sem o controle do capital social, e de tecnologia da informação.
Pela legislação atual, os bancos podiam adquirir empresas até 30 de junho de 2011 com a possibilidade de se prorrogar o prazo por até 12 meses. A medida foi aprovada em votação simbólica e segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.
Em relação à Lotex, a medida amplia o seu escopo. Criada com a aprovação da MP do Futebol, no ano passado, o jogo poderá explorar outros eventos esportivos, não apenas o futebol, e culturais, incluindo datas comemorativas e o licenciamento de marcas.
A Lotex foi instituída pela MP do Futebol -que permitiu a renegociação das dívidas dos clubes de futebol e foi convertida em lei em agosto- para ser explorada comercialmente com tema futebol. A MP amplia o leque de esportes e eventos que poderão ser favorecidos pelo novo jogo, que será uma espécie de raspadinha virtual.
Para o governo, a medida ajuda a minimizar o impacto da instabilidade do cenário econômico internacional e dos reflexos na economia brasileira. Senadores da oposição, no entanto, afirmaram que a medida permitirá que os dois bancos públicos se transformem em "salvadores de bancos falidos e funcionem como verdadeiros ferros-velhos do sistema financeiro".
O líder do governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE), no entanto, afirmou que a preocupação é justa mas ressaltou que a medida possui uma cláusula que permite o cancelamento da compra se for identificado alguma irregularidade anterior.
Em relação a reabertura de prazo para que os clubes de futebol, medida estabelece que eles podem renegociar as dívidas até 31 de julho deste ano.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Senado aprova medida para BB e Caixa comprar participação em empresas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!