MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Produção de etanol está "no limite" de sua capacidade, diz ANP

NICOLA PAMPLONA RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Com o crescimento expressivo das vendas no ano passado, o mercado brasileiro de etanol chegou ao limite de sua capacidade de produção, avalia a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustí

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.03.2016, 13:53:20 Editado em 27.04.2020, 19:52:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

NICOLA PAMPLONA
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Com o crescimento expressivo das vendas no ano passado, o mercado brasileiro de etanol chegou ao limite de sua capacidade de produção, avalia a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). No ano passado, a demanda por etanol hidratado subiu 37,5% e atingiu 17,6 bilhões de litros, o maior volume da história.
"Está dada nossa capacidade de ofertar etanol. Acima disso, só com ampliação dos investimentos em novas usinas ou com novas tecnologias de produção", afirmou nesta quarta-feira (2) o superintendente adjunto de Abastecimento da ANP, Rubens Freitas, em seminário sobre o desempenho do mercado de combustíveis em 2015.
Segundo ele, a explosão nas vendas do combustível no ano passado deveu-se a três fatores principais: os aumentos do preço da gasolina, a volta da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre os derivados de petróleo e políticas estaduais de redução de impostos do etanol. Os três movimentos contribuíram para melhorar a competitividade do etanol frente à gasolina.
Além disso, ele acrescentou a pouca demanda por açúcar no mercado mundial, o que levou os produtores de etanol a optar pela produção de combustíveis.
Para 2016, a ANP acredita que o mercado permanecerá equilibrado, mas há preocupação com o momento em que a economia voltar a crescer, disse Freitas. Neste caso, além de alta nos preços do combustível, o Brasil pode ter que ampliar as importações de gasolina.
O déficit na compra deste combustível caiu à metade entre 2012 e 2015, atingindo no ano passado 1,86 bilhão de litros.
O consumo de combustíveis automotivos ficou estável no Brasil em 2015, diz a ANP. Já as vendas de óleo diesel, que costumam acompanhar mais de perto a atividade econômica, registrou queda de 4,7%. Considerando todos os combustíveis, o mercado brasileiro caiu 1,9%.
Para 2016, a ANP espera estabilidade nas vendas em relação ao ano anterior.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Produção de etanol está "no limite" de sua capacidade, diz ANP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!