MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

México reconhece cachaça como produto de origem brasileira

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os governos do Brasil e do México anunciaram nesta terça-feira (23) a conclusão das negociações para o reconhecimento da denominação de origem da cachaça e da tequila. Na prática, o acordo fechado entre os dois países garant

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.02.2016, 18:21:37 Editado em 27.04.2020, 19:52:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os governos do Brasil e do México anunciaram nesta terça-feira (23) a conclusão das negociações para o reconhecimento da denominação de origem da cachaça e da tequila.
Na prática, o acordo fechado entre os dois países garante que a cachaça vendida no México só poderá levar no rótulo o nome da bebida se for feita no Brasil. O mesmo vale para a tequila comercializada no Brasil.
Chamado de "acordo cachaça-tequila", a negociação visa proteger os países de concorrentes que queiram se beneficiar da reputação dessas bebidas, além de contribuir para o maior reconhecimento mundial da cachaça e da tequila como produtos genuinamente brasileiro e mexicano, respectivamente.
No ano passado, o México exportou 1,3 milhão de litros de tequila para o Brasil, o equivalente a US$ 8 milhões, segundo dados do Conselho Regulador da Tequila. Já as exportações de cachaça ao México totalizaram apenas US$ 65 mil, ou 40 mil litros.
Segundo comunicado do Ministério da Agricultura, o acordo foi concluído durante a 3ª Comissão Binacional Brasil-México, evento que ocorre na Cidade do México.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "México reconhece cachaça como produto de origem brasileira"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!