MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Presidente da Argentina recebe chefe de governo italiano após 18 anos

LUCIANA DYNIEWCZ BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - Em mais uma ação para se reaproximar das grandes potências globais e atrair capital estrangeiro, o presidente da Argentina, Mauricio Macri, recebeu nesta terça-feira (16) na Casa Rosada o primeiro-m

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.02.2016, 21:29:20 Editado em 27.04.2020, 19:52:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

LUCIANA DYNIEWCZ
BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - Em mais uma ação para se reaproximar das grandes potências globais e atrair capital estrangeiro, o presidente da Argentina, Mauricio Macri, recebeu nesta terça-feira (16) na Casa Rosada o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi.
Havia 18 anos que o país não era visitado por um chefe de governo italiano. Nos últimos 12 anos, a Argentina foi governada por Néstor e Cristina Kirchner, que se afastaram -principalmente ela- dos Estados Unidos e da Europa.
O dirigente argentino, de centro-direita, já indicou que abrirá o país para o capital internacional e vem buscando fontes de investimento no exterior desde janeiro, quando esteve no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.
No período kirchnerista, a Argentina nunca teve um representante do governo federal no principal encontro de líderes políticos e empresariais do mundo.
Com Renzi, as discussões ficaram em torno de projetos nas áreas de energia, transporte e alimentos.
"Queremos que a Argentina volte a abrir suas portas para que outros italianos venham nos ajudar a crescer e para que juntos possamos gerar oportunidades", disse Macri após as reuniões.
Também participaram do encontro executivos da Enel (empresa italiana de geração de energia e distribuição de gás natural que já está na Argentina) e da ENI (multinacional petrolífera com interesse em atuar no país).
O ministro italiano afirmou estar entusiasmado com as mudanças -de caráter mais liberal na área econômica- que deverão ocorrer na Argentina.
"Há muita expectativa em todo o mundo. Eu assumi um compromisso de vir com frequência [ao país], não apenas pessoalmente, mas também representantes do governo."
Os países programam para junho uma visita de cerca de 300 italianos de pequenas e médias empresas na Argentina.
"Faremos o possível para que, nas próximas semanas, alcancemos o Mercosul", acrescentou Renzi, sem especificar se se referia ao tratado de livre comércio que vem sendo debatido entre União Europeia e o bloco latino-americano.
O primeiro-ministro italiano foi a primeira autoridade máxima de um país a ser recebida em Buenos Aires desde que Macri tornou-se presidente, em 10 de dezembro. Na próxima semana, será a vez do presidente francês, François Hollande, viajar ao país.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Presidente da Argentina recebe chefe de governo italiano após 18 anos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!