MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Jornalistas franceses narram os bastidores do caso SwissLeaks

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A partir de 2018, o Brasil integrará acordo de compartilhamento de dados bancários com os demais 34 países da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). O objetivo é coibir contas não declaradas em paraíso

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.12.2015, 17:53:19 Editado em 27.04.2020, 19:54:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A partir de 2018, o Brasil integrará acordo de compartilhamento de dados bancários com os demais 34 países da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). O objetivo é coibir contas não declaradas em paraísos fiscais.
Nesse contexto, acaba de ser lançado no país "SwissLeaks - Revelação sobre a Fraude Fiscal do Século", dos franceses Gérard Davet e Fabrice Lhomme, repórteres investigativos do "Le Monde".
Em tom de obra do gênero detetive/espionagem, o livro conta a história real de como o técnico de informática Hervé Falciani, então funcionário do HSBC, copiou, em 2006, dados sigilosos do banco que acabariam por explicitar a movimentação de 180 bilhões de euros de origem suspeita. As transações, realizadas entre 2006 e 2007, envolviam 106 mil contas de pessoas físicas e jurídicas de 203 países.
Em 2009, Falciani estabeleceu contato com autoridades fiscais da França, dando início a um conflito de interesses nos bastidores de serviços de investigação e da política em seu país.
O caso foi seguido de perto por Davet e Lhomme, que em fevereiro deste ano revelaram o chamado SwissLeaks. Para isso, contaram com a ajuda do governo francês e de mais de uma centena de jornalistas em todo o mundo.
A edição brasileira traz o prefácio do jornalista Ismael Pfeifer, que contextualiza o caso no Brasil e informa que, até o momento, a Receita segue na "fase de investigações". No país, onde o SwissLeaks foi divulgado por dois jornalistas, 8.667 brasileiros constavam como beneficiários de contas, entre artistas, empresários e políticos.

continua após publicidade

SwissLeaks - Revelações sobre a Fraude Fiscal do Século
AUTOR Gérard Davet e Fabrice Lhomme
EDITORA Estação Liberdade
QUANTO R$ 39 (240 págs.)

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Jornalistas franceses narram os bastidores do caso SwissLeaks"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!