MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Mercado de trabalho fecha 1,2 milhão de vagas em 12 meses

FÁBIO MONTEIRO BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A crise econômica continua impactando fortemente o mercado de trabalho brasileiro. Foram cortados 1,2 milhão de postos formais de emprego nos últimos 12 meses até setembro, informou nesta sexta-feira (23) o Mini

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.10.2015, 17:16:45 Editado em 27.04.2020, 19:55:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

FÁBIO MONTEIRO
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A crise econômica continua impactando fortemente o mercado de trabalho brasileiro. Foram cortados 1,2 milhão de postos formais de emprego nos últimos 12 meses até setembro, informou nesta sexta-feira (23) o Ministério do Trabalho e Emprego.
Considerando apenas o mês de setembro, foram extintos 95,6 mil postos. A queda no número de vagas é a sexta consecutiva, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Trata-se do pior resultado para o mercado de trabalho no período desde 1992.
Já na análise do saldo de postos de trabalho (diferença entre criação e encerramento de vagas) no acumulado do ano, o país fechou 657.761 vagas formais. É o pior desempenho da série histórica para o período, criada em 2002.
Os destaques negativos ficaram por conta do setor de serviços, que encerrou 33.535 postos, da Construção Civil, com menos 28.221 empregos, e da Indústria de Transformação, que encerrou 10.915 vagas.
Também houve corte de vagas formais no Comércio, com menos 17.253 postos e na Agricultura, com redução de 3.246 empregos.
Na divisão por unidades federativas, São Paulo foi a que obteve o maior número de empregos formais encerrados no país. Foram fechados 45.869 vagas em setembro. Minas Gerais (-32.423) e Paraná (-8.472) também tiveram desempenho negativo.
Na contramão do resto do país, a Região Nordeste foi a única a apresentar resultado positivo, criando 26.118 empregos. Pernambuco obteve o melhor desempenho na comparação mensal, com a geração de 15.248 empregos com carteira assinada.
Segundo o governo, esse desempenho positivo tem um efeito sazonal, por conta da produção de açúcar e etanol no segundo semestre.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Mercado de trabalho fecha 1,2 milhão de vagas em 12 meses"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!