MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Manifestantes protestam em Berlim contra acordo entre Europa e EUA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Manifestantes marcharam neste sábado (10) pelas ruas de Berlim contra o projeto de acordo de livre-comércio TTIP (sigla em inglês), uma parceria transatlântica atualmente em discussão entre a União Europeia e os Estados Unidos

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.10.2015, 20:53:26 Editado em 27.04.2020, 19:55:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Manifestantes marcharam neste sábado (10) pelas ruas de Berlim contra o projeto de acordo de livre-comércio TTIP (sigla em inglês), uma parceria transatlântica atualmente em discussão entre a União Europeia e os Estados Unidos -assim como o CETA, entre a UE e o Canadá.
Respondendo à convocação de vários partidos políticos, organizações sindicais, ambientais, antiglobalistas e de defesa dos consumidores, cerca de 250 mil pessoas participaram da manifestação, segundo os organizadores.
A polícia, no entanto, que mobilizou mil agentes na capital alemã, contabilizou cerca de 100 mil manifestantes durante o protesto, que ocorreu sob um céu azul e ensolarado.
Esta afluência de participantes obrigou as autoridades berlinenses a suspenderem temporariamente o tráfego ferroviário em torno da estação central, de onde o cortejo partiu às 9h (6h, em Brasília), para depois seguir um percurso pelo centro da capital que terminou às 13h (10h, no horário de Brasília). Até o momento, segundo foi informado, não havia sido registrado nenhum incidente.
"Nunca antes na Europa tanta gente havia saído às ruas por este motivo", elogiou neste sábado a Confederação Federal Alemã (DGB), uma das organizações que convocou este dia de mobilização sob o lema "Parem TTIP e CETA".
Para permitir que grande parte dos participantes chegassem a Berlim foram fretados trens especiais e mais de 600 ônibus em toda a Alemanha.
A oposição ao chamado acordo transatlântico de comércio e investimento cresceu em relação a 2014 na Alemanha, com críticos temendo que o pacto dê muito poder a grandes multinacionais às custas de consumidores e trabalhadores.
Dieter Bartsch, vice-líder do grupo parlamentar do Partido de Esquerda, disse estar preocupado com a falta de transparência em torno das negociações.
O nível de resistência surpreendeu o governo da chanceler Angela Merkel e mostrou o desafio para virar a maré a favor do acordo que os defensores dizem que vai criar um mercado de 800 milhões de pessoas e servir de contrapeso à influência da China.
Empresas esperam que o acordo crie mais de US$ 100 bilhões de dólares em ganhos econômicos em ambos os lados do Atlântico.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Manifestantes protestam em Berlim contra acordo entre Europa e EUA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!